módulos fotovoltaicos

chaves para garantir a qualidade e segurança dos módulos fotovoltaicos

Os módulos fotovoltaicos têm uma vida útil de pelo menos 25 anos, mas podem funcionar até 50 anos ou mais, contudo é imprescindível que sejam fabricados com materiais da mais alta qualidade .

Os módulos fotovoltaicos têm uma vida útil de pelo menos 25 anos, podem funcionar até 50 anos ou mais. Para que possam prestar os seus serviços em condições de máximo rendimento e segurança operacional, é imprescindível que sejam fabricados com materiais da mais alta qualidade e seguindo um processo meticuloso.

Processo de fabrico

Há muito tempo, os módulos fotovoltaicos não eram fabricados de acordo com os padrões e normas tão elevados como são hoje. Muitas vezes, o processo de fabrico terminava com a colocação da moldura, o fabricante dispensava a caixa de conexões, cabos e conectores, que eram acrescentados posteriormente.

No entanto, durante a exposição aos elementos durante anos, percebeu-se que os módulos sofriam de uma infinidade de defeitos, como pontos de acesso, delaminações, corrosão e outros defeitos, que danificaram os módulos. Até causaram incêndios, já que os elementos acrescentados posteriormente não garantiam a estanqueidade do módulo; água, ar e partículas entraram nos módulos e causaram danos irreparáveis. Durante os últimos 30 anos, os fabricantes aprenderam com os defeitos que surgiram durante longos anos de exposição aos agentes climáticos e otimizaram os seus materiais e métodos; hoje, o módulo fotovoltaico é o produto final de um sofisticado processo de produção e montagem.

Gerhard Meyer
Amara-e

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº45. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »