renováveis magazine

Ciclo de Workshops "Mais Sol, Mais Energia"

Ciclo de Workshops “Mais Sol, Mais Energia”

Os workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA oferecem formação em 3 tópicos de diferentes aplicações de energia solar.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) está a promover o ciclo de workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA, sobre diferentes aplicações de energia solar, com foco em solar fotovoltaico e solar térmico. Este ciclo de workshops é dinamizado no âmbito do projeto Solar Tech.

Estes workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA oferecem formação em 3 tópicos de diferentes aplicações de energia solar:

  1. Irrigação solar fotovoltaica,
  2. Coletores solares térmicos para produção de calor de processo industrial a média temperatura e
  3. Aplicações de energia solar fotovoltaica com baterias avançadas para o domínio residencial ou serviços.

Os participantes podem assistir às sessões do seu interesse de forma gratuita, e ganhar conhecimentos ao nível do dimensionamento, boas práticas, instalação, manutenção e operação nas diferentes linhas tecnológicas. A inscrição para cada workshop é obrigatória e estará disponível 1 mês antes da sua data, através de formulário online. Os workshops têm caráter presencial e decorrem nas instalações da Universidade de Évora, beneficiando da utilização de demonstradores tecnológicos à escala real e contacto direto com os investigadores da CER-UÉ.

O ciclo de workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA teve início no dia 7 de dezembro 2022, com uma sessão sobre irrigação solar e irá decorrer até 31 de maio de 2023, com um total de 10 workshops.

Esta iniciativa resulta da colaboração de dois projetos, – Solar Tech – Transferência de Tecnologia, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) através do Programa Alentejo 2020 e o – SolaQua – Irrigação solar acessível, fiável e económica para a Europa financiado pela União Europeia através do programa H2020.

O projeto Solar Tech (ALT20-03-0246-FEDER-000053) tem como objetivo a transferência de tecnologia e conhecimento na área da energia solar e do armazenamento de energia térmica e elétrica, para o setor empresarial. As três linhas tecnológicas em promoção incidem em áreas tecnológicas identificadas atualmente pelo setor como sendo de elevado valor acrescentado, baixo custo, potencial de comercialização internacional e caráter inovador.

O projeto SolaQua (GA 952879) conta com 11 parceiros de 7 países e tem como objetivo explorar o elevado potencial combinado de recurso solar e agricultura destas regiões, dinamizando e consolidando o mercado da irrigação fotovoltaica, procurando sensibilizar agricultores, investidores e PMEs, com a aposta numa irrigação com zero emissões e um custo inferior até 70% em relação às soluções atuais, baseadas em combustíveis fósseis.

Disponibiliza já materiais de formação, ferramentas, visitas organizadas, workshops e conferências, aumentando a impacto desta tecnologia para mais de 150 000 agricultores e 70 PMEs europeias.

Para mais informações sobre os workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA consultar www.catedraer.uevora.pt/informacoes/Workshops

Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora
Tel.: +351 266 740 800
[email protected] · www.catedraer.uevora.pt

Translate »