cinco estrelas para a sustentabilidade

Cinco estrelas para a sustentabilidade

Um restaurante autossuficiente com sistema de armazenamento de energia Tesvolt

O contexto

A Reserva Natural da Ria Formosa no Algarve é um vasto ecossistema com uma enorme variedade de flora e fauna. Com cerca de 170 km², estende-se desde a Península do Ancão até à Manta Rota. É um habitat natural de muitas espécies – como o camaleão e o cavalo-marinho – e um ponto de paragens de aves migratórias. Na Ilha da Barreta, conhecida entre Pescadores como Deserta – sem eletricidade e sem água canalizada – José Vargas e a família fizeram o impossível. Criaram o restaurante Estaminé seguindo os mais elevados critérios de qualidade e sustentabilidade.

O restaurante começou por funcionar com um gerador a diesel. Para além dos custos associados, o barulho, o fumo, o transporte do combustível, implicavam um impacto ambiental que queriam evitar. Era necessário encontrar uma solução que integrasse o conceito sustentabilidade, respeitando a região sensível na qual se enquadram.

O desafio

Quando as ostras frescas ou o famoso arroz de lavagante chegam ao prato, há nos bastidores do restaurante uma sofisticada tecnologia em ação. Toda a água do restaurante é bombeada do mar passando por um processo de purificação e dessalinização por osmose inversa. O restaurante necessita também de eletricidade para toda a maquinaria de cozinha e refrigeração de bebidas e alimentos. O consumo médio é de 430 kWh por dia e no período noturno é necessária uma potência de 10 kW para manter a maquinaria de refrigeração e o sistema de tratamento de água.

Requisitos do sistema de armazenamento

  • Grande capacidade de armazenamento com garantia de muitos ciclos para fornecimento de energia sustentável, num ambiente húmido e salgado;
  • Compatibilidade com sistema fotovoltaico e gerador para uso pontual;
  • Sistema eficiente de gestão e monitorização que garanta total fiabilidade e previsibilidade.

F.F. Solar – Energias Renováveis, Lda.
Tel.: +351 282 998 745 · Fax: +351 282 998 746
[email protected] · www.ffsolar.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 54. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Artigo sobre Cinco estrelas para a sustentabilidade

Outros artigos relacionados

Translate »