Decorreu no dia 29 de maio, a conferência “O papel dos CES como impulsionadores das renovações na construção e na indústria nos próximos anos“ na sede da Circutor em Viladecavalls.
Marc Pérez, Diretor-Geral da Unidade de Negócio de Eficiência Energética Elétrica (EEE), deu as boas-vindas a todos, enfatizou a importância dos Certificados de Economia de Energia (CES) e destacou as diferentes soluções da Circutor. Manuel Járrega, Presidente da Associação Catalã de Gestão de Instalações (ACFM), falou sobre o estado do mercado e a sua evolução, o estado atual da oferta e da procura e incentivou os presentes a impulsionar o mercado da eficiência energética.
Alejandro Valdovinos, Chefe de Relações Institucionais e Prescrição para Espanha e Portugal da Circutor, apresentou as diversas soluções da Circutor para aplicações CAE em ambientes industriais e prediais. Demonstrou a evolução dos diversos analisadores de energia: o CVM-D400 e o CVM-D50, analisadores de energia monocanal com memória integrada e tamanho reduzido, e o CVM-E3-MINI. Destacou ainda os módulos LM, responsáveis pela gestão dos sinais entre os diferentes dispositivos de uma instalação e que, com a sua função de “contador de horas“, podem fornecer dados úteis para a monitorização de equipamentos e a justificação de um CAE.
Realizaram ainda uma mesa redonda, moderada por Albert Floresví, Diretor de Energia da GreenFlex e Coordenador do Grupo CAES da CEEC. O painel incluiu representantes de todos os intervenientes do sistema de Certificados de Economia de Energia: como Sujeito Verificador, Juan Manuel García Sánchez, Gestor de Indústria e Energia da AENOR CEM e CMVP; como Sujeito Delegado, José Maria Muñoz Povedano, Senior Manager de Engenharia e Energia da Serveo; como Sujeito Intermédio, Laura García, Diretora do TE Grupo Trebol Energía; e como fabricante de produtos e soluções de Eficiência Energética, Alejandro Valdovinos, Chefe de Relações Institucionais e Prescrição para Espanha e Portugal da Circutor.
Laura García afirmou que “a curva de aprendizagem foi lenta, que os CAE demoraram a adaptar-se às pessoas, mas que o sistema foi muito valorizado e que o ritmo aumentou”. A mesma enfatizou ainda que “embora o sistema tenha sido implementado em 2023, até hoje ainda existe uma grande falta de sensibilização. Uma grande dificuldade que vemos no setor industrial são as ações singulares; é difícil manter a rastreabilidade dos dados. Esta é uma grande oportunidade para a Circutor”.
José Maria Muñoz destacou “a importância do sistema” e que “tudo está intimamente relacionado com a forma como as empresas medem a poupança de energia”, sublinhando a importância da utilização de bons equipamentos de medição e eficiência energética.
O dia terminou com um agradecimento aos presentes, uma apresentação das melhores práticas partilhadas e uma sessão de networking na instalação do PVing Charge da Circutor, uma solução de carregamento que utiliza toldos com painéis solares e armazenamento de energia.
CIRCUTOR, S.A.
Tlm.: +351 912 382 971 · Fax: +351 226 181 072
www.circutor.com
VOCÊ PODE GOSTAR
-
LONGi mantém classificação AAA pelo 23.º trimestre consecutivo
-
LNEG lança relatório sobre aceitação social da mineração na transição energética
-
Phoenix Contact projeta a automação do futuro na SPS 2025
-
Cleanwatts Digital e Penha Longa Resort firmam parceria para monitorização energética e hídrica
-
Comissão Temática de Energia e Clima da CPLP lança Roteiro de Cooperação 2030 em Maputo
