renováveis magazine

Circutor e AER promovem debate sobre eletrificação dos transportes

Circutor e AER promovem debate sobre eletrificação dos transportes

Líderes do setor analisam o papel do aluguer e da ajuda MOVES num evento chave para a mobilidade sustentável.

A Circutor e a Associação Espanhola de Aluguer de Veículos (AER) organizaram um evento sobre a eletrificação dos transportes na sede da Circutor, em Viladecavalls. Neste evento, intitulado “Uma eletrificação transformadora da mobilidade”, foram apresentados e analisados dados de aluguer de viaturas e, entre outros assuntos, foram discutidos os apoios MOVES para frotas.

Núria Comellas, CEO do Grupo Circutor, deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a presença e destacou que o aluguer oferece “um modelo de mobilidade mais sustentável e responsável”. Salientou ainda a importância de “todos nós, como atores desta indústria, estarmos na vanguarda da eletrificação” para responder às regulamentações dos governos e das cidades e declarou que “o futuro dos transportes será elétrico, aconteça o que acontecer.”

José-Martín Castro Acebes, Presidente da Associação Espanhola de Aluguer de Veículos, analisou os últimos números do setor do aluguer e partilhou informações sobre as ajudas Moves para frotas, especialmente na área da eletrificação. Agradeceu o “enorme esforço” das empresas de aluguer e da sua gestão, e revelou que “existe uma frota de mais de 108 mil veículos eletrificados, 12% da frota de aluguer” e que “o setor do aluguer está a crescer e há uma tendência para mudança, uma mudança cultural, que é a favor do arrendamento.” Afirmou ainda que “há 6 anos o gasóleo era a propulsão dominante no mercado de aluguer, com um peso próximo dos 73% e agora o seu peso no setor é de 33%, abaixo dos 37% representados pelos veículos matriculados em energias alternativas”.

Declarou ainda que “a lei da mobilidade sustentável marcará um antes e um depois”. A mobilidade espontânea e não planeada vai acabar. Teremos de fazer planos sobre como será a mobilidade. “Será uma grande mudança.”

Relativamente à ajuda MOVES tem-se mostrado otimista, afirmando que “esperam que a
ajuda seja prorrogada, que expira no final do ano”
, mas “na Europa as medidas vão acabar” e “o mercado vai ter de funcionar sem ajuda num tempo razoavelmente próximo.”

Alejandro Valdovinos, responsável pelas Relações Institucionais e Regulador do Grupo Circutor, quis destacar a importância da Circutor: “Somos o fabricante mais consolidado nos diferentes setores de mercado. Temos materiais desde o carregador doméstico ao urbano.” Durante a sua intervenção, apresentou o novo eHome 5, um novo modelo de carregador elétrico doméstico que oferece uma gestão inteligente de energia, integração solar para carregamento sustentável e uma nova App que oferece um controlo remoto total. Falou ainda da solução PVing Charge da Circutor, um conceito que utiliza uma cobertura solar com suporte de bateria e que aproveita 100% da geração fotovoltaica, garantindo o máximo contributo no carregamento de proximidade a qualquer hora do dia graças à flexibilidade e adaptabilidade do lítio à acumulação de bateria.

por Circutor, SAU

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº60. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados