renováveis magazine

Como os Variadores de Frequência Optidrive estão a ajudar a criar a produção de energia renovável?

Como os Variadores de Frequência Optidrive estão a ajudar a criar a produção de energia renovável?

Segundo o Diretor Técnico da unidade de produção de biogás, os variadores de frequência Optidrive E3 utilizados são uma parte fundamental do projeto global e asseguram que a quantidade ideal de gás é criada através do controlo da bombagem e mistura.

A energia renovável está a ajudar a reduzir uma grande quantidade de emissões nocivas lançadas para a atmosfera e a dependência mundial de energias fósseis.

A produção de biogás através da maturação anaeróbica foi desde sempre uma fonte de energia amiga do ambiente que ajuda a gerar eletricidade verde.

A produção de biogás está a aumentar graças a vários especialistas na construção de unidades de produção de energia elétrica renovável, que utilizam os variadores de frequência Optidrive, da Invertek Drives.

Existem vários sistemas de biogás construídos, utilizando resíduos animais e vegetais para produzir gás através da maturação anaeróbica que, por sua vez é convertida em eletricidade.

Um dos últimos projetos começou a operar em Kefalovrysos, Trikala, no centro da Grécia, em outubro de 2022.

Bombagem e mistura para uma ótima produção de gás

Os desperdícios animais e alimentares são decompostos em microrganismos dentro de duas unidades especiais de armazenamento sem oxigénio. Aqui, as bombas garantem a quantidade certa de material antes de ser misturada para ajudar a criar gás.

O gás é convertido em eletricidade quando passa por duas unidades de cogeração. Estes geradores produzem 3 MW por hora. A eletricidade é depois introduzida na rede elétrica.

Tanto os processos de bombagem de resíduos animais e vegetais para dentro dos reatores, como de mistura, utilizam os variadores de frequência da série Optidrive E3. Neste caso em particular, com caixas IP20, 3PH, de 4 kW até 37 kW.

O Diretor Técnico da unidade, referiu que os 18 variadores de frequência Optidrive E3 utilizados são uma parte fundamental do projeto global e asseguram que a quantidade ideal de gás é criada através do controlo da bombagem e mistura.

Todo o procedimento depende dos processos de bombagem e mistura, em que cada um requer os variadores de frequência para o controlo preciso da quantidade de resíduos que entram e saem e da velocidade de mistura durante o processo. O material é bombeado para os tanques um e dois onde são misturados para produzir o gás.”

Acrescentou ainda que: “Após algum tempo, as bombas são utilizadas para transferir o material destes tanques para um terceiro onde será submetido a um tratamento centrífugo, utilizando também os variadores de frequência.”

A funcionalidade PID assegura um fluxo e mistura precisos

Os variadores de frequência Optidrive E3 são utilizados para controlar os misturadores e bombas utilizando as funções PID para assegurar o fluxo e mistura precisos do material, em função do material.

Os variadores de frequência Optidrive são fáceis de instalar e programar. Todos os variadores de frequência foram ligados ao PLC através do protocolo Ethernet/IP. A função PID dos variadores de frequência foi utilizada para o controlo de bombagem. Todo o processo, combinado com o nosso conhecimento, assegurou os níveis ótimos de gás, que foram produzidos assegurando a velocidade correta do motor e da bomba” acrescentou.

Os variadores de frequência Optidrive E3 fazem parte da gama de produtos da Invertek Drives de fácil utilização e configuração. O Optidrive E3 inclui a simples colocação em funcionamento, com 14 parâmetros de configuração básica, e configurações padrão, com 50 parâmetros disponíveis para utilização flexível.

Inclui um teclado intuitivo e macros de aplicação para alternar entre os modos industrial, bomba e ventilador, dependendo da aplicação a ser controlada.

Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman.

REIMAN, Lda.
Tel.: +351 229 618 090
comercial@reiman.pt · www.reiman.pt

Translate »