renováveis magazine

Concurso Inovação: os vencedores!

Concurso Inovação: os vencedores!

A entrega dos Prémios da 7.ª edição do Prémio Inovação decorreu a 20 de novembro, pelas 18 horas…

A entrega dos Prémios da 7.ª edição do Concurso Inovação decorreu a 20 de novembro, pelas 18 horas no Centro de Congressos da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, na EXPONOR. Em 2014 participaram 22 produtos e soluções inovadoras oriundas de 16 empresas e onde o júri, presidido pelo Diretor da revista “robótica” destacou a inovação de todos os produtos a concurso e competência, com um grande potencial de aplicação prática segundo palavras do mesmo na entrega do Prémio.

O Prémio Leonardo Da Vinci (Inovação Nacional) foi atribuído à Mecânica Exacta pelo sistema de duplo transfere servomotorizado para o processo de conformação matélica, que se destaca por ser uma solução complexa mas com uma efetiva redução na poupança do material, eliminação das fases intermédias de manipulação e movimentação e dos armazenamentos intermédios, além da redução do material em curso de fabrico e melhoria do fluxo produtivo com aumento da produtividade.

O Prémio Nicola Tesla (Inovação Internacional) distinguiu a EPL com os braços robóticos UR5 & UR10, robots industriais que trabalham sem necessidade de vedação de segurança. A implementação dos True Absolute Encoders permite que o robot arranque no local onde está, sabendo a sua localização, não necessitando de se reiniciar. Há um maior aproveitamento e integração com outras máquinas e há uma maior simplicidade de programação e aprendizagem simples, através da consola tátil de 12″ com o software PolyScope.

Este ano foram ainda distinguidos dois produtos com uma Menção Honrosa cada um. O Heavyduty Greenbender da ADIRA, um produto assente num forte sistema de compensação de deformação inteligente. Na HD Greebender, além dos sistemas inteligentes há ainda uma nova tecnologia, a Otimização de Topologia que permite desmaterializar as máquinas, o que lhe garante um enorme potencial. O Active Contact Flange da Robowork também recebeu uma Menção Honrosa, um produto que garante a força aplicada por um robot de forma constante e uniforme sem dispositivos complexos e caros. Permite a utilização de robots menos precisos mas com os mesmos resultados, tornando também simples e rápidas as aplicações antes complexas ou demoradas ou até mesmo, impossíveis de concretizar.

www.robotica.pt

Translate »