A igus convida todos os engenheiros a candidatarem-se ao 12.º concurso manus de 2025, onde tem premiado ao longo de já 21 anos, aplicações criativas, que apostam na utilização inovadora e sustentável de casquilhos deslizantes em plástico. Os vencedores receberão um prémio monetário até 5000€.
A pressão sobre os engenheiros está sempre a aumentar, sobretudo no que diz respeito à eficiência dos custos e numa melhoria contínua da pegada de carbono dos produtos. Uma coisa que pode ajudar é a isenção de lubrificantes. “Num estudo recente com a Universidade RWTH Aachen, conseguimos provar, pela primeira vez, o sucesso dos casquilhos deslizantes em plástico isentos de lubrificação quando comparados com os casquilhos convencionais em metal lubrificado”, afirma Tobias Vogel, CEO da área de Casquilhos deslizantes e Sistemas lineares da igus.
Os casquilhos em polímero com lubrificantes sólidos integrados permitem melhorar o equilíbrio ambiental e a eficiência económica dos produtos e eliminar o risco de poluição. “Com o 12.º concurso manus, estamos, portanto, particularmente interessados em descobrir como as empresas em todo o mundo conseguem prescindir dos tradicionais casquilhos metálicos. Onde é que os casquilhos em polímero conseguiram melhorar tecnicamente a aplicação? E quais foram os efeitos ecológicos e económicos?”, afirma Vogel.
O júri independente distingue a inovação e a criatividade
Os engenheiros podem agora candidatar-se ao 12.º concurso manus. São aceites todas as candidaturas com casquilhos, casquilhos lineares e chumaceiras esféricas feitas de plástico sólido ou compostos de plástico. Deve estar disponível, pelo menos, uma versão funcional do dispositivo, na qual os benefícios técnicos e as vantagens ecológicas e económicas dos casquilhos em plástico, possam ser reconhecidos.
Os vencedores são escolhidos por um júri independente, composto por peritos da investigação, da imprensa especializada e da indústria. Os jurados dão especial importância à criatividade e à inovação, que podem levar a classificações elevadas. Os vencedores receberão um prémio monetário até 5000€. O prazo para as candidaturas termina a 17 de janeiro de 2025.
O concurso manus é muito popular
O concurso manus tornou-se um evento internacional cada vez mais importante. Em 2023, a igus recebeu 480 inscrições de 36 países.
A J&M Manufacturing, uma empresa americana, recebeu o prémio manus de ouro por um arado agrícola equipado com casquilhos deslizantes em polímero, isentos de lubrificação e ecológicos.
O manus de prata foi atribuído à empresa francesa Aufratech por um exoesqueleto que permite o funcionamento seguro das máquinas de limpeza com alta pressão.
A Fiedler Maschinenbau und Technikvertrieb GmbH ganhou o manus de bronze por um novo tipo de máquinas de limpeza a alta pressão para veículos municipais.
A Rockinger Agriculture GmbH, que desenvolveu um acoplamento de esferas isento de manutenção e de lubrificação para vagões de carga, espalhadores de estrume, basculantes e pulverizadores de campo, recebeu o prémio manus verde.
Os termos e condições, o formulário de candidatura e uma visão geral dos vencedores anteriores podem ser consultados em www.igus.eu/manus.
igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Como está a bioenergia avançada a transformar as cidades portuguesas?
-
Colaboradores da Voltalia participam em ação ambiental – “Raízes com Futuro – Vem Plantar a tua Árvore”
-
Adaptar Brinquedos: para a alegria de crianças com paralisia cerebral
-
Cluster de Energia integra Comité Consultivo da feira Net Zero Tech 2025
-
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o papel da bioenergia avançada