renováveis magazine

descarbonização da infraestrutura digital [Data Centers]

AWS, Digital Realty, Google, Meta, Microsoft e Schneider Electric apelam à descarbonização da infraestrutura digital [Data Centers]

O Conselho de Administração do iMasons Climate Accord, um programa da Infrastructure Masons, está a apelar a todos os fornecedores que servem Data Centers para que apoiem uma maior transparência nas emissões de Alcance 3, como parte dos esforços mais amplos para reduzir a pegada de carbono da indústria.

Composto pela AWS, Digital Realty, Google, Meta, Microsoft e Schneider Electric, o Conselho de Administração divulgou uma carta aberta que explica a importância da adoção generalizada das Declarações Ambientais de Produtos (DAP, na sua sigla em português, ou EPD na sua sigla em inglês), que são documentos padronizados e verificados por terceiros que comunicam as emissões incorporadas de um produto. As DAP descrevem as emissões de gases com efeito de estufa de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde as matérias-primas que contém (por exemplo a forma como são extraídas, transportadas e processadas), até à produção, transporte, utilização do produto e fim de vida do produto (por exemplo aterro, reciclagem, reutilização, entre outros). Embora as DAP sejam comuns em alguns setores de atividade, não existe a sua adoção generalizada na indústria dos Data Centers. A carta aberta demonstra um passo em frente significativo dos maiores operadores de hiperescala e empresas de infraestruturas digitais do mundo para impulsionar uma mudança significativa em todo o setor, trabalhando em parceria com os seus fornecedores de confiança.

Os operadores de hiperescala já implementaram estratégias para reduzir e/ou mitigar as emissões de Alcance 1 e 2. À medida que procuram atingir emissões de carbono líquidas zero nos próximos anos, resolver a próxima peça do puzzle da sustentabilidade reside na redução das emissões de Alcance 3, que podem representar entre 38-69% da pegada de carbono total dos Data Centers. As emissões de Alcance 3 não são produzidas pela própria empresa; em vez disso, incluem as emissões indiretas ao longo da sua cadeia de valor. O acesso às informações críticas contidas nas DAP permite que os proprietários, operadores e utilizadores finais de Data Centers calculem eficazmente o seu impacto ambiental e escolham produtos (servidores, sistemas de arrefecimento, fontes de alimentação ininterrupta [UPS]) e serviços com base em emissões de Alcance 3 mais baixas, alinhando-se melhor com os objetivos de sustentabilidade. Esta carta aberta é a segunda emitida pela ICA em apelo à ação dos fornecedores para acelerar os esforços de descarbonização. Em abril de 2023, o Conselho de Administração da ICA pediu aos fornecedores do setor de Data Centers que utilizassem concreto com baixo teor de carbono na infraestrutura dos seus Data Centers.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.schneider-electric.pt