Descrição técnica de uma mini-geração fotovoltaica na Universidade de Aveiro

Descrição técnica de uma mini-geração fotovoltaica na Universidade de Aveiro

A energia solar é a fonte de energia mais abundante na Terra, e Portugal possui excelentes condições para fazer o aproveitamento dessa energia…

A energia solar é a fonte de energia mais abundante na Terra, e Portugal possui excelentes condições para fazer o aproveitamento dessa energia, através da sua conversão em eletricidade com o uso de sistemas de conversão de energia fotovoltaicos. A solução para o problema energético português poderá passar também pela produção da própria energia no local onde também é consumida. Uma hipótese possível, que estará à luz das novas regras da mini-geração criadas pelo Governo no Decreto-Lei n.º34/2011 de 8 de Março 2011 ao alcance do universo de consumidores com contrato com um distribuidor de energia. Antes de mais, convém esclarecer que a mini-geração é a produção descentralizada de eletricidade à pequena escala, recorrendo a recursos renováveis e entregando, contra remuneração bonificada, eletricidade à rede pública na condição que exista consumo efetivo de eletricidade no local da instalação.

Introdução

Os sistemas de mini-geração, para potências de injecção na rede até 250 kW com recurso a sistemas fotovoltaicos podem ser ligados à rede de energia eléctrica, à qual entregam toda a energia que a radiação solar lhes permite produzir, e para este efeito é necessário um inversor(es) que serve(m) de elemento de interface para os painéis fotovoltaicos e a rede de distribuição, de modo, a adequar as formas de onda das grandezas eléctricas c.c. dos módulos fotovoltaicos, às formas de onda a.c. exigigas pela rede.

Assim em resumo, será aproveitar a radiação para a produção de energia limpa para vender à rede de distribuição de energia, obtendo benefícios económicos mensais e, um contributo para o equilíbrio ambiental do nosso país.

Filipe Cunha Viana
EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A – Unidade Negócio Renováveis
filipe.viana@efacec.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº8. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »