eletrificação em áreas rurais no Benin

desenvolvimento da eletrificação em áreas rurais no Benin

Projeto financiado pela Manos Unidas e desenvolvido tecnicamente com a Suministros Orduña.

A eletrificação em áreas rurais cria novos desafios nas fases de projeto de soluções de energia. A viabilidade técnica e a rentabilidade financeira são dois aspetos a serem considerados, mas não os únicos. A participação do cidadão e a assunção de papéis de liderança social por parte dos utilizadores, bem como o seu papel na conceção, execução e manutenção do projeto são vitais para garantir a sua viabilidade social.

Manos Unidas é um exemplo claro de ONG com raízes em países em desenvolvimento. Aqui começa o sucesso deste projeto de eletrificação em áreas rurais.

Sokka é uma população do Benin, atualmente composta por mais de 200 famílias, com uma expetativa de crescimento muito rápido a curto prazo. O objetivo do projeto fotovoltaico, neste sentido, está na sua capacidade de extensão no futuro. A escolha, na fase de projeto, da geração de energia centralizada e a criação de uma rede elétrica que alimente as necessidades da população é a primeira decisão estratégica a ser feita, uma vez que a população de Sokka está centralizada, sobretudo, numa rede de 150 hectares de terra.

A Manos Unidas contou com a colaboração da Suministros Orduña, desde a fase de conceção da solução final deste projeto de eletrificação em zonas rurais, fornecimento e montagem prévia dos equipamentos, até ao acompanhamento da sua instalação e posterior arranque. Hoje podemos dizer que este projeto consolidou-se como uma nova história de sucesso para a energia solar fotovoltaica em áreas rurais.

Suministros Orduña
Tel.: +34 925 105 155
info@suministrosorduna.com
www.suministrosorduna.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº47. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »