Dimensionamento de pequenos sistemas eletroprodutores híbridos

Dimensionamento de pequenos sistemas eletroprodutores híbridos com fontes renováveis, para autoconsumo

Neste artigo apresenta-se um caso de estudo que foi âmbito do relatório final de estágio de António André – ex-aluno e detentor do Curso de Especialização Tecnológica em Energias Renováveis concedido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

O trabalho consistiu no levantamento dos consumos energéticos do edifício MercoAlcobaça – um imóvel de serviços localizado em Alcobaça – e na determinação de Sistemas Eletroprodutores Híbridos (SEH) dotado de uma configuração “ótima”, envolvendo fontes renováveis e não renováveis para proceder ao seu abastecimento.

Caraterização do edifício e levantamento dos consumos energéticos

O edifício MercoAlcobaça funcionava como Mercado Abastecedor de Produtos Agrícolas. Devido às contingências do mercado, por volta do ano 2000 o edifício deixou de ter essa função. Atualmente, o espaço onde se realizava o mercado é utilizado como Pavilhão Multiusos, onde se realizam feiras e outros eventos. Nas outras divisões do edifício encontram-se ainda um restaurante (abastecido através de um ramal próprio, proveniente da rede pública) e as Associações AVAPI e TrevoOeste.

Edgar Francoedgar.franco@ipleiria.pt
António André ambandre@hotmail.com

Para ler o artigo “Dimensionamento de pequenos sistemas eletroprodutores híbridos com fontes renováveis, para autoconsumo” faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº18. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre Dimensionamento de pequenos sistemas eletroprodutores híbridos

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »