renováveis magazine

Dimensionamento de um sistema FV autónomo para uma moradia unifamiliar

Dimensionamento de um sistema FV autónomo para uma moradia unifamiliar

Neste artigo é apresentado passo-a-passo o procedimento para um correto dimensionamento…

Neste artigo é apresentado passo-a-passo o procedimento para um correto dimensionamento de um sistema FV autónomo para uma habitação.

A nossa economia, atualmente, tem uma elevada dependência de energias tradicionais. Estas têm um impacto que é prejudicial ao equilíbrio ecológico do planeta.

Os preços do petróleo, carvão e gás natural não param de subir, uma vez que as reservas destes estão cada vez mais a diminuir. O nosso país gasta imenso dinheiro na importação de energia, o que faz com que não invista noutras áreas que são muito mais benéficas para o país.

A Energia Fotovoltaica é, sem dúvida, uma alternativa a este problema, dado que o país possui em abundância energia solar, eólica, biomassa e ondas. Com a utilização de equipamentos de energias alternativas, apenas advém custos de manutenção, instalação e compra de equipamentos.

  • É uma fonte de energia renovável e inesgotável;
  • Não é poluidora;
  • É economicamente competitiva e permite períodos de retorno de investimento rápidos;
  • Contribui para a redução da dependência energética externa de Portugal;
  • A tecnologia existente no mercado já está suficientemente madura e fiável;
  • Não exige grandes manutenções;
  • Entre outros.

Neste artigo pretendo apresentar, passo-a-passo, como se deve proceder a um correto dimensionamento de um sistema FV autónomo para uma habitação.

Filipe Pereira
Engenheiro Electrotécnico (ISEP)
Professor do Ensino Secundário Técnico

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº13. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados