Os acoplamentos são um componente vital do sistema de acionamento de uma turbina eólica. Como a tecnologia das turbinas eólicas foi desenvolvido, deixaram de ser um mero elemento de acoplamento para serem um componente de um sistema multifuncional que não só transmite o torque entre a caixa de velocidades e o gerador, como também protege o sistema de potência com um impacto direto na sua vida útil. Enquanto isso as exigências no desempenho, vida útil e disponibilidade têm aumentado continuamente e são mais exigentes do que nunca.
O progresso tecnológico das turbinas eólicas tem tido um rápido desenvolvimento nas últimas décadas. As torres são mais altas, os diâmetros do rotor e as alturas do eixo têm o dobro do tamanho e a potência também aumentou até dez vezes na saída nominal. Isto coloca imensas exigências nos seus acionamentos. Além disso prevê-se uma baixa manutenção na sua vida útil, calculada em 20 anos e devem compensar as elevadas cargas dinâmicas geradas pelo vento em toda a turbina eólica. Para projetar uma turbina eólica de última geração é necessário interagir com campos diferentes e o sistema de acionamento mecânico é um dos componentes mais importantes.
Uma pequena, embora importante parte desta tecnologia avançada, é o acoplamento mecânico. Durante décadas converteu-se num componente do sistema que assume várias funções importantes em simultâneo. Além de transmitir o par e compensar o desalinhamento do eixo, protege contra as sobrecargas, assegura o isolamento elétrico e regista torques e velocidades se necessário. Os sistemas de acoplamentos são cada vez mais potentes, com potências atuais do gerador de 8 MW, transmitindo torques até 500 000 Nm, e tendência está a crescer.
KTR Systems GmbH
Tel.: +34 944 803 909 · Fax: +34 944 316 807
ktr-es@ktr.com · www.ktr.com
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº38. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Um vento de mudança na manutenção de turbinas eólicas” da edição 38 da “renováveis magazine”;
- Dossier “manutenção eólica” da edição 38 da “renováveis magazine”;
- Dossier “o futuro da eólica” da edição 36 da “renováveis magazine”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Solução flexível para armazenamento em vários sistemas
-
Soluções para a vida de Orduña: energia fotovoltaica a alimentara Unidade Neonatal em Bo na Serra Leoa
-
Plug & Play Energy apresenta a solução de energia empresarial mais flexível
-
Como gerir os excedentes fotovoltaicos?
-
Primeira estação portátil de reabastecimento de veículos a hidrogénio em Portugal