eficiência energética de parque solar fotovoltaico

eficiência energética de parque solar fotovoltaico

A função principal de um parque solar fotovoltaico é transformar energia solar em energia elétrica…

A função principal de um parque solar fotovoltaico é transformar energia solar em energia elétrica. Numa perspetiva estritamente operacional, os dois grupos de produtos mais importantes para executar essa função são os módulos fotovoltaicos e os inversores. Mas numa perspetiva realista de operação, mais grupos de produtos são necessários ter em consideração, como por exemplo os produtos de conética, de proteção, de monitorização e de comunicação. Este artigo explica sucintamente as funções e as caraterísticas destes produtos.

Elementos Funcionais de um Parque Solar Fotovoltaico

A operação de um parque solar fotovoltaico depende fundamentalmente da performance de dois grupos de produtos: os módulos fotovoltaicos e os inversores. Os módulos fotovoltaicos transformam a energia solar em energia elétrica e os inversores transformam a corrente elétrica obtida pelos módulos em corrente alternada respeitando caraterísticas que possibilitem o seu fornecimento a uma subestação elétrica e, consequentemente, a ser injetada na rede de transporte de energia elétrica.

Os módulos fotovoltaicos e os inversores são apenas dois dos vários grupos de materiais elétricos que constituem um parque solar. Dependendo da potência projetada, o parque solar pode ter mais grupos de produtos com funções complementares, como por exemplo caixas fotovoltaicas e concentradores de comunicações (ver Figura 1).

Uma instalação de microgeração para produzir energia elétrica até 3.45 kW, é simplesmente constituída por uma única string fotovoltaica (grupo de módulos solares ligados em série) e um inversor. A performance deste sistema depende apenas destes dois elementos: string e inversor. As ameaças à falta de operação estão bem identificadas, como por exemplo uma má conetorização ou os efeitos de uma sobretensão ou descarga atmosférica.

Carlos Coutinho
Marketing & Product Manager da Phoenix Contact, S.A.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº10. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »