A descarbonização é um tema sempre pendente na agenda, mas é um desafio tremendamente imperativo e urgente para o futuro da nossa sociedade. A União Europeia assumiu o objetivo de reduzir pelo menos em 55% as emissões de gases de efeito de estufa para o ano de 2030 em comparação com 1990 e conseguir a neutralidade climática em 2050. O caminho a seguir para cumprir o objetivo marcado e conseguir deixar para trás a utilização das fontes fósseis deve ser a eletrificação das nossas tecnologias e, para tal, a eficiência energética deve ser uma prioridade. A eficiência energética não só permite que se poupe na fatura da luz, mas também contribui para a redução das emissões de CO2.
Uma maior contribuição da energia renovável ajuda ao nosso progressivo abandono dos combustíveis fósseis. É uma oportunidade que, além de promover a descarbonização, assegura uma maior eficiência energética, é mais acessível, não contamina e permite um maior controlo sobre a energia consumida.
A CIRCUTOR não só oferece tecnologia inovadora para conseguir esta transição energética, também se compromete com a eficiência energética e a mudança necessária. A Circutor apostou em incluir a geração fotovoltaica para minimizar o seu consumo da rede elétrica e reduzir o seu consumo de combustíveis fósseis. Gera a sua própria energia fotovoltaica com os painéis solares, uma das soluções mais completas que existe no mercado para o autoconsumo de energia. Com a instalação de placas fotovoltaicas aproveitando a estrutura de painéis solares, cobre parte das necessidades energéticas das instalações mediante energia solar, ao mesmo tempo que melhora o conforto de clientes, como de trabalhadores de uma instalação.
Aproveitando o espaço disponível num estacionamento, é possível a instalação de painéis fotovoltaicos para evitar a erosão climática nos veículos estacionados, bem como para utilizar a sua própria estrutura para a produção de energia solar fotovoltaica dentro das horas solares, reduzindo o consumo exigido à rede de distribuição elétrica e, portanto, a fatura mensal e favorecendo a descarbonização do planeta. A CIRCUTOR oferece uma solução integral para promover o autoconsumo fotovoltaico e o carregamento de veículos elétricos.
Também substituiu a frota comercial para que todos os seus veículos sejam híbridos com gasolina e prioriza os trajetos de comboio nas viagens comerciais para minimizar a sua pegada de carbono. Os resíduos que gera são reduzidos ano após ano e são separados para se poderem reciclar em empresas que proximidade que asseguram o seu tratamento. Estas empresas fazem parte, por sua vez, dos fornecedores da CIRCUTOR, pelo que a missão final é voltar a consumir o reciclado. A meta a que a CIRCUTOR aspira é a neutralidade das suas instalações, pelo que continua a trabalhar a conseguir cumprir objetivos autoimpostos quase há uma década.
O autoconsumo é uma opção que vai ganhando mais adeptos e ajuda a conseguir o objetivo da descarbonização. Esta prática reduz o consumo de combustíveis fósseis e a dependência da energia que chega do exterior da casa, garante o seu fornecimento e, além disso, o utilizador recebe o controlo da gestão da sua energia e uma poupança energética e económica.
A CIRCUTOR trabalhar para fomentar o autoconsumo de energia renovável e lançou uma novidade inovadora neste âmbito: o seu kit eHome Solar, um ponto de carregamento para veículos elétricos que aproveita ao máximo os excedentes solares provenientes do sistema de autoconsumo. Isto permite o carregamento mais económico do veículo inclusivamente em períodos de custo elevado da eletricidade. Esta revolucionária solução facilita a gestão e o controlo do carregamento doméstico aos utilizadores de veículo elétrico e painéis solares. O seu gestor Genion One tem vários modos de carregamento e permite ao utilizador carregar os seus veículos elétricos mediante excedentes solares ou combinando-os com energia advinda da rede. Também permite carregar o veículo com toda a potência disponível, independentemente da sua programação, se for necessário. Além disso, realiza equilíbrios energéticos horários que permitem ao kit eHome solar consumir energia da rede a custo zero.
A CIRCUTOR trabalha para oferecer tecnologias para a eficiência energética elétrica, o caminho para que triunfe a eletrização e reduzir, assim, a nossa pegada de carbono. A sua unidade marco é o seu prometedor projeto piloto ECOASIS. É um conceito novo e arrojado que permite construir uma estação de serviço com carregamento para veículo elétrico ou a hidrogénio, sem a necessidade de ligação à rede elétrica, em qualquer ponto da geografia, sem a necessidade de ligação a uma rede elétrica. É uma alternativa autossuficiente e ecológica que aposta na descarbonização completa e propõe uma infraestrutura para carregar os veículos elétricos.

O ECOASIS da CIRCUTOR é formato por vários elementos que, em conjunto, permitem o estacionamento e carregamento do transporte elétrico. É composto pelos painéis fotovoltaicos, carregadores de veículos elétricos, geradores eólicos para converter a energia do vento em energia elétrica, uma bateria de lítio para alimentar o sistema, um depósito de hidrogénio e o seu dispensador para veículos e uma pilha de hidrogénio que permite converter este gás em eletricidade e cargas de baterias. Toda uma infraestrutura ecológica e autossuficiente para abrir alas ao veículo elétrico e de hidrogénio. Uma importante aposta da Circutor para deixar para trás os combustíveis fósseis, incentivar a eletrificação e descarbonizar o setor energético.
CIRCUTOR, S.A.
Tlm.: +351 912 382 971 · Fax: +351 226 181 072
www.circutor.com