renováveis magazine

Enerxétika e ExpoMunicipal receberam mais de 5300 visitantes

Enerxétika e ExpoMunicipal receberam mais de 5300 visitantes

Esta feira dupla focada em setores-chave foi capaz de criar sinergias, o que lhe confere um grande potencial e grandes expetativas futuras.

No dia 13 de abril, a Feira Internacional da Galiza ABANCA fechou as portas da 4.ª edição da feira de energia Enerxétika e da 1.ª exposição de serviços municipais ExpoMunicipal. Uma feira dupla que fez com que o recinto recebesse mais de 5300 visitantes de Espanha e Portugal desde dia 11 de abril.

Estes participantes puderam conhecer os últimos desenvolvimentos das 520 empresas expositoras, oriundas de 24 países dos setores energético e municipal, que foram representadas por 181 expositores diretos de Espanha, Portugal, Andorra, França, Itália, México, Israel e República Checa. Expositores entre os quais estavam muitas das empresas mais importantes dos seus respetivos setores e que ocuparam os dois pavilhões principais do evento, com uma área útil de 7441 metros quadrados.

Por outro lado, os seus programas acolheram quase uma centena de conferências nas quais participaram 120 especialistas de diversas áreas, além de muitas outras propostas, como espaços de inovação, demonstrações, workshops ou áreas informativas.

Os participantes consideraram um sucesso a realização paralela de duas feiras focadas em setores-chave e capazes de criar sinergias, o que lhes confere um grande potencial e grandes expetativas futuras. Além disso, transmitiram à organização a idoneidade para a ExpoMunicipal transcender as fronteiras galegas e atingir uma dimensão nacional. Tudo isso incentiva a organização a começar a trabalhar para a próxima edição, na esperança de oferecer um evento cada vez mais eficaz para a interação entre expositores e visitantes.

Enerxétika 2024

A 4.ª edição da Enerxétika – apoiada pela Xunta de Galicia através do Departamento de Economia, Indústria e Inovação – contou com 270 empresas de 17 países, das quais 110 foram expositores diretos de Espanha, Portugal, França, México e Israel. Entre elas estavam empresas de energias convencionais e renováveis​, das áreas de eficiência energética, mobilidade sustentável, materiais e equipamentos para instalações, eletrónica industrial ou serviços.

A Enerxétika 2024, que foi patrocinada pela Red Eléctrica, incluiu uma programação atrativa onde as conferências foram uma peça chave. Foram quase 70 que se agruparam em 27 jornadas, onde se aprofundaram temas como o armazenamento de energia e a transição energética na Galiza, a biomassa como oportunidade estratégica para a Galiza, a política energética em Portugal, o mercado elétrico chileno, o hidrogénio verde, a reabilitação energética integral de edifícios, a mobilidade elétrica, as instalações de autoconsumo ou geotérmicas, entre muitos outros temas.

Além disso, a programação contou mais uma vez com o SIE, o Energy Innovation Show, espaço que tem como foco destacar projetos inovadores na área de sustentabilidade, eficiência e energias renováveis, e que nesta ocasião apresentou 11 projetos.

Por outro lado, a feira acolheu uma ampla área informativa focada em diferentes tipos de energia e eficiência energética. Incluiu áreas temáticas com demonstrações, atividades, painéis informativos e espaços de projeção tanto para conhecer a energia em geral como para conhecer as medidas de poupança e eficiência aplicadas ao nosso quotidiano. Também desenvolveu um programa específico para crianças em idade escolar.

Outra proposta interessante para o público em geral foi a possibilidade de testar veículos elétricos, híbridos e a hidrogénio de marcas de prestígio.

ExpoMunicipal

A Feira de Serviços Municipais estreou-se com 250 empresas expositoras de 18 países, das quais 71 foram expositores diretos de Espanha, Portugal, Itália, França, Andorra e República Checa. Estes mostraram o que há de mais moderno em equipamentos e serviços municipais de empresas líderes.

A feira foi assim uma vitrina atraente, mas também um fórum de reflexão. No seu âmbito, realizou-se o congresso “Concellos 2030”, que teve como temas centrais o ciclo da água, a poupança de energia, a gestão de resíduos e a mobilidade urbana, pilares básicos para alcançar câmaras municipais mais sustentáveis. Registou mais de 340 participantes que participaram em 20 conferências e mesas redondas proferidas por 30 oradores.

A esta programação foram acrescentadas demonstrações de diversos produtos e serviços, bem como apresentações ou provas de água.

Enerxétika 2024
Feira Internacional de Galicia ABANCA
Tel.: +34 986 577 000
www.enerxetika.com · enerxetika@feiragalicia.com

Translate »