Estação de Tratamento de Água da Asseiceira da EPAL

EPAL: Estação de Tratamento de Água da Asseiceira produzirá energia

A EPAL tem em curso o programa EPAL 0% Energia, cujo objetivo é atingir, até 2025, a neutralidade energética produzindo toda a eletricidade que consome.

A EPAL tem em curso o programa EPAL 0% Energia, cujo objetivo é atingir, até 2025, a neutralidade energética produzindo toda a eletricidade que consome potenciando assim a sustentabilidade das suas operações. O desenvolvimento deste programa tem previsto um investimento na ordem dos 70 milhões de euros.

Foi recentemente adjudicada a construção de uma central hidroelétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Asseiceira, um investimento de 5 milhões de euros, que produzirá energia elétrica (1.5 MW) turbinando a água nas condutas que transportam água para Lisboa, fazendo com que esta seja a primeira ETA a atingir a neutralidade energética assim como a Estação Elevatória (EE) de Castelo do Bode. Para além dos benefícios ambientais e económicos, aumenta a resiliência do sistema de abastecimento face a tempestades e outras calamidades, dado que a alimentação energética à ETA e à EE de Castelo do Bode será feita através de linha privativa instalada no subsolo.

Mais investimentos para a eficiência energética e produção de eletricidade limpa em outras instalações e infraestruturas da empresa estão em curso, reforçando o compromisso da EPAL com a neutralidade energética e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Translate »