A Plataforma Eplan permite desenhar e gerir subestações elétricas de forma muito mais rápida e eficiente, otimizando processos, reduzindo erros e acelerando a sua entrada em funcionamento.
A mudança para energias renováveis exige o transporte de quantidades crescentes de energia, necessitando de redes elétricas mais eficientes. Esta transformação assemelha-se a uma operação a coração aberto: enquanto se modernizam ou constroem novos centros de transformação e subestações, o “funcionamento normal” deve manter a mesma fiabilidade de sempre.
O número de estações e subestações de rede que necessitam ser planeadas, desenhadas e construídas em todo o mundo é provavelmente da ordem das seis casas decimais, tornando inviável a utilização dos métodos tradicionais de design e produção.
A boa notícia é que as soluções Eplan são utilizadas com sucesso no setor energético. Os produtos Eplan cumprem os requisitos para o planeamento e documentação eletrotécnica de centros de transformação e subestações, permitindo que estas instalações sejam desenhadas com maior rapidez. O software também facilita a padronização e automatização dos projetos de engenharia elétrica.
Desde a geração automática de esquemas até à gestão colaborativa de projetos, a Eplan disponibiliza todas as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do setor energético: o Eplan Electric P8 permite criar esquemas elétricos detalhados e profissionais das subestações, garantindo uma execução sem erros. O Eplan Data Portal proporciona uma vasta gama de componentes pré-desenhados, poupando tempo e esforço significativos. Com o Eplan Preplanning, os utilizadores obtêm uma visão clara e estruturada do projeto desde o início. O Eplan eBuild permite criar novos esquemas de forma rápida e simples, baseando-se em modelos predefinidos, enquanto o Eplan eView facilita a colaboração entre equipas, independentemente da sua localização geográfica.
Com o Eplan, os engenheiros elétricos dispõem das ferramentas necessárias para desenhar sistemas de aparelhagem para diferentes níveis de tensão, mais rapidamente do que era possível anteriormente. São consideradas as funções de software tradicionais, como os esquemas unifilares e multifilares, os desenhos em 3D no âmbito do design de conjuntos e as avaliações para os diagramas de bornes. Também foram considerados os requisitos de produção, permitindo que os dados sejam transferidos e utilizados para o fabrico.
No contexto da necessária ampliação da rede elétrica, a Eplan torna este processo significativamente mais rápido, contribuindo decisivamente para o sucesso da transição energética global.
EPLAN Software, S.A. – Sucursal em Portugal
Tel.: +351 229 351 336
info@eplan.pt · www.eplan.pt
