renováveis magazine

Evento APREN sobre renováveis oceânicas regressa em abril

Evento APREN sobre renováveis oceânicas regressa em abril

A segunda edição do maior evento sobre renováveis oceânicas em Portugal tem lugar no próximo dia 17 de abril, em Lisboa. As inscrições já estão abertas.

Depois de o primeiro evento ter superado as expectativas, a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis vai organizar a segunda edição da sua conferência totalmente dedicada às energias renováveis oceânicas. A Oceanic Renewables Summit 2024 (#ORS2024) está marcada para dia 17 de abril e decorrerá na Fundação Champalimaud, em Lisboa. 

“Há espaço para a criação de uma fileira nacional direcionada para as renováveis oceânicas. Prova disso é a contínua demonstração de interesse de vários setores de atividade, a nível nacional e internacional. Com este evento queremos sublinhar o potencial estratégico deste cluster emergente, que constitui uma grande oportunidade de desenvolvimento socioeconómico – de referir que se estima que o impacto socioeconómico das renováveis seja de 5,9% do PIB Português em 2030”, antecipa o Presidente da Direção da APREN, Pedro Amaral Jorge.

Neste encontro, especialmente dedicado ao eólico offshore, serão debatidas as várias oportunidades e desafios do setor. O programa do evento contará com painéis sobre as seguintes temáticas:

  • Viabilizar a biodiversidade através das energias renováveis ​​oceânicas;
  • Criar um desenho de rede adequado para as energias renováveis ​​oceânicas;
  • Desenhar o modelo de leilão ideal para Portugal;
  • Promover uma convivência feliz;
  • Criar uma cadeia de valor local para desbloquear oportunidades económicas.

Foi em 2022 que o governo português anunciou o objetivo de atingir os 10 GW de eólica offshore até 2030 – uma meta ambiciosa, integrada no objetivo europeu de chegar a uma potência combinada de eólica offshore de 111 GW até ao final da década.

A APREN tem estado presente nesta aposta do setor: participou no grupo de trabalho criado pelo Governo para o planeamento e operacionalização de centros eletroprodutores baseados em fontes de energias renováveis de origem ou localização oceânica, e também nos três subgrupos subjacentes, responsáveis por produzir recomendações relativas aos objetivos estabelecidos.

Em novembro de 2023, o governo lançou a primeira etapa do concurso de eólica offshore, na forma da abertura de um processo de manifestação de interesse. Após o lançamento, foram cinquenta as empresas, oriundas de dez países diferentes, que demonstraram o interesse em avançar com projetos de energia eólica offshore em Portugal.

As inscrições para o evento, que será concentrado num único dia, já podem ser feitas a partir do site do evento, onde estão também disponíveis informações sobre os modelos de patrocínio.

A APREN já organiza anualmente o mais relevante evento dedicado às energias renováveis – o Portugal Renewable Energy Summit – cuja próxima edição está marcada para 4 e 5 de novembro de 2024.

Oceanic Renewables Summit 2023 – vídeo resumo

APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis
Tel.: +351 213 151 621 · Fax: +351 213 151 622
[email protected] · www.apren.pt

Translate »