Exportar e Internacionalizar em livro de José Manuel Fernandes

Caminhos do Exportador é considerado um livro…

Caminhos do Exportador é considerado um livro único e atual porque foi redigido por quem tem trilhado os muitos e diversos caminhos da exportação e não por um mero teórico, e ainda porque aborda o tema na perspetiva das PMEs que necessitam, cada vezmais, deste tipo de orientação para cumprir em razoável segurança o caminho da internacionalização e todos os melhores mecanismos da exportação. Além disso, nesta obra são exemplificadas inúmeras situações que podem ocorrer quando se vai para outros mercados, quais os melhores procedimentos a serem tomados e como evitar alguns contratempos. A somar a tudo isto, esta obra de José Manuel Fernandes está escrita de uma forma humorada e apelativa à leitura, e algumas das histórias narradas foram verdadeiramente vividas pelo autor e são de extrema importância.

Para uma qualquer PME exportadora, esta é uma obra obrigatória porque a fará poupar muito tempo e dinheiro, além de evitar outros erros. José Manuel Fernandes fala-nos da sua própria experiência ao leme do Grupo Frezite, uma multinacional de origem portuguesa que lidera há já vários anos. O autor junta, assim, a teórica à prática, a sensatez ao registo técnico, e deixa ao leitor a sabedoria e experiência de quem já percorreu o “ABC do Exportador”. Este é um testemunho na primeira pessoa das exigências, peripécias, e recompensas vividas no contexto da internacionalização e a verdade é que a experiência vivida por José Manuel Fernandes pretende servir-nos a todos de encorajamento e encher-nos de otimismo.

José Manuel Fernandes é Engenheiro Mecânico pela FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e bacharel em Eletrotecnia e Máquinas pelo ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto. Aos 14 anos começou a trabalhar na indústria de bens de equipamento e transacionáveis, tendo-se especializado em áreas ligadas à produtividade, controlo numérico, gestão de investimentos em ambiente CNC pela ADEPA em França, gestão empresarial pelo CIFAG/IAPMEI. É responsável por vários artigos sobre estratégia político-empresarial em seminários económicos, conferencista em inúmeras intervenções em Portugal e no estrangeiro. Em 1978 fundou a Frezite, uma multinacional de matriz portuguesa com empresas na Alemanha, República Checa, Polónia, Reino Unido, Espanha, Brasil, Finlândia e México. Desde 1980 que está ligado ao movimento associativo empresarial na AEP, CIP, AIMMAP, AEBA, e foi membro da EDP. É ainda consultor empresarial.

Download – Última edição

renováveis42

    Selecione as sua(s) área(s) de interesse

    Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

(Irá receber um email com o link de download.)