renováveis magazine

Gasoduto ibérico

Gasoduto ibérico pode fornecer Alemanha

O projeto de gasoduto transfronteiriço que propõe ligar Espanha a França por mar até 2030, poderá estar já perto de garantir o financiamento necessário por parte de Bruxelas. 

O corredor de energia verde vai transportar hidrogénio da Península Ibérica para a Europa através de França, num projeto que deverá custar até 2,5 mil milhões de euros. Este gasoduto submarino 100% dedicado ao hidrogénio verde H2Med será construído entre Barcelona e Marselha – e poderá fornecer ainda a Alemanha – terá capacidade para transportar anualmente até 2 milhões de toneladas métricas de hidrogénio. Ou seja, mais 15% do que a Alemanha consome hoje em dia, mas por preços competitivos, segundo a Bloomberg New Energy Finance.

O projeto de gasoduto transfronteiriço que propõe ligar Espanha a França por mar até 2030 (evitando assim a anterior ligação pelos Pirinéus recusada por Paris) poderá estar já perto de garantir o financiamento necessário por parte de Bruxelas. 

Segundo a Bloomberg New Energy Finance, os custos de transporte para o hidrogénio verde ao longo dos 455 kms de gasoduto entre Barcelona e Marselha será entre 0,13 e 0,16 dólares por kg com base nos custos estimados do projeto na ordem dos 2,5 mil milhões de euros. O preço do hidrogénio produzido em Espanha está estimado em 1,65 dólares por kg, a partir de energia solar fotovoltaiva.

Ou seja, no total, o hidrogénio de Espanha para a Alemanha através do H2Med acrescentaria ainda 0,53 dólares kg para custos de produção em 2030, assumindo 2000 km de transporte (num total de 2,18 dólares por kg), havendo assim um acréscimo de 9% no hidrogénio produzido na Alemanha (cerca de 2 dólares por kg, através de energia eólica offshore).

As produtoras ibéricas de hidrogénio poderiam beneficiar deste cenário ao aproveitar a crescente procura deste gás renovável na Europa Central. Semelhante projetos poderiam também surgir – belgas, holandeses e noruegueses – que também estão a tentar construir gasodutos para a Alemanha.