renováveis magazine

Jornadas GENERA 2023

Transição energética, inovação e desenvolvimento do setor em análise na GENERA 2023

Este ano, mais de 40 sessões compõem o programa das Jornadas Técnicas da GENERA 2023, a Feira Internacional de Energia e Meio Ambiente, que é realizada de 21 a 23 de fevereiro de 2023, em Madrid.

Este ano, mais de 40 sessões compõem o programa das Jornadas Técnicas da GENERA 2023, a Feira Internacional de Energia e Meio Ambiente, que é realizada de 21 a 23 de fevereiro de 2023, em Madrid. Este espaço, desenvolvido em colaboração com as principais associações do setor, centros tecnológicos e administrações públicas, durante 3 dias, reunirá especialistas do setor para analisar e debater temas tão relevantes como a transição energética, o armazenamento, a segurança, as comunidades de energia, o hidrogénio verde, as questões de autoconsumo, os processos de descarbonização, os programas de I+D+i. e o financiamento, entre muitos outros.

Conferências a acontecer no Centro de Convenções Norte da IFEMA MADRID

Uma parte da Conferência GENERA será realizada no Centro de Convenções IFEMA MADRID Norte e começará na terça-feira, dia 21 de fevereiro, com sessões organizadas pela IMDEA Energía sobre resíduos como fontes de energia renovável; produção de combustíveis sustentáveis e tecnologias de concentração solar para criação de eletricidade e calor.

Por sua vez, as associações de cogeração, COGEN ESPAÑA e ACOGEN, dedicarão todo o dia a discutir os desafios da cogeração para a descarbonização da indústria. A APPA, Associação das Empresas de Energias Renováveis, vai desenvolver 5 apresentações sobre biomassa, energias marinha, eólica e fotovoltaica, autoconsumo industrial e PPAs, comunidades energéticas, armazenamento e mobilidade elétrica.

Já o Ilustre Colégio Oficial de Geólogos abordará o tema “Aquecimento Distrital”; e a ANESE, Associação Nacional das Empresas de Serviços Energéticos, organizará conferências sobre os objetivos da descarbonização e sobre os CAE como oportunidade para apostar na eficiência energética.

Na quarta-feira, a A3E, Associação das Empresas de Eficiência Energética, falará sobre a flexibilidade no mercado da eletricidade, em colaboração com a Associação ENTRA, e sobre Comunidades Energéticas; a AEPIBAL, Associação Espanhola de baterias e acumuladores de energia, e a SOLARTYS, Associação Espanhola para a Internacionalização e Inovação das Empresas Solares, farão uma análise do estado atual do armazenamento de energia e falarão sobre projetos de inovação em armazenamento, energia solar, bem como comunidades energéticas.

A tarde será ocupada pela AELEC, Associação das Empresas de Energia Elétrica, para falar sobre transição ecológica; a AeH2, Associação Espanhola de Hidrogénio, falará de modelos de negócios de energia; a ASEALEN, Associação Espanhola de Armazenamento de Energia, discutirá a oportunidade de armazenamento de energia, e a ASIT, Associação da Indústria Solar Térmica, celebrará o seu XV Congresso de Energia Solar Térmica.

O dia de quinta-feira vai ser dedicado às Redes de Climatização, na sessão organizada pela ADHAC, a Associação das Empresas de Redes de Calor e Frio, juntamente com o Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico e a FEMP; a ATECYR, Associação Técnica Espanhola de Ar Condicionado e Refrigeração, fará uma análise do ciclo de vida das instalações térmicas em edifícios; a AEE, Associação Empresarial Eólica, oferecerá 2 sessões matinais sobre energia eólica e hibridação e energia eólica offshore na Espanha. Também participa no programa o CENER, Centro Nacional de Energias Renováveis, que produzirá um podcast de rádio sobre Transição durante os 3 dias da GENERA 2023.

FÓRUM GENERA e FÓRUM GENERA SOLAR

Ao longo de várias salas e auditórios dos pavilhões da GENERA 2023, será desenvolvido o programa FÓRUM GENERA, que inclui o desenvolvimento de diferentes sessões de caráter informativo, a cargo de empresas expositoras, associações setoriais e instituições. Soma-se a isso o programa FÓRUM GENERA SOLAR, organizado em colaboração com a União Espanhola de Fotovoltaicos, a UNEF, que se concentrará na descarbonização em áreas rurais e na promoção de energias renováveis no contexto da inflação crescente, entre outros temas.

As apresentações do FÓRUM GENERA oferecerão ao visitante uma visão detalhada de algumas das novidades apresentadas na feira, como a importância da empresa instaladora na sustentabilidade das edificações; as formas de financiamento de longo prazo disponíveis no mercado para todos os segmentos de clientes e modalidades de autoconsumo; o armazenamento residencial; como aumentar as vendas de autoconsumo solar; as tecnologias inovadoras para instalações flutuantes e agrovoltaicas, ou a descarbonização através de financiamento público.

Além disso, o Centro Nacional de Hidrogénio/CIEMAT realizará uma sessão sobre “Ações de eficiência como ferramenta para a estabilização energética” e apresentará o Plano Complementar de Energia Verde e Hidrogénio. Por sua vez, a Associação de Empresas Elétricas, ASEME, falará sobre investimento local como aposta para a transição.

No âmbito do FÓRUM GENERA SOLAR, a UNEF organiza 3 conferências sobre desafios e problemas de financiamento de projetos; oportunidades de autoconsumo e comunidades energéticas; e como inovar em energia fotovoltaica sem sair da Espanha. A Associação de Distribuidores de Energia Elétrica, CIDE, abordará ainda as comunidades energéticas locais e oferecerá uma sessão sobre o avanço da descarbonização no meio rural.

IFEMA | GENERA
Tel.: +34 902 221 515 · Fax: +34 917 225 788
[email protected] · www.genera.ifema.es

Translate »