renováveis magazine

GENERA 2024: 43 mil profissionais avançam para os novos desafios do setor de energia e meio ambiente

GENERA 2024: 43 mil profissionais avançam para os novos desafios do setor de energia e ambiente

A GENERA, Feira Internacional de Energia e Meio Ambiente, conclui uma edição recorde, que contou com um apoio institucional forte, o apoio das principais associações do setor e uma elevada presença empresarial.

A vigésima sétima edição da GENERA fechou as portas, superando todos os recordes existentes na história da feira. No total, 43 292 profissionais visitaram a Feira Internacional de Energia e Ambiente, dados que representam um crescimento de 24% face à edição anterior.

Desta forma, a GENERA posiciona-se como a plataforma chave na Europa no que diz respeito à Energia e Ambiente. Isso é demonstrado pelos profissionais que, durante três dias, souberam aproveitar ao máximo a oferta reunida nos mais de 24 000 m2 de exposição com a participação de mais de 500 empresas.

A edição mais internacional

A grande receção desta nova edição da GENERA sugeria que a relevância internacional seria maior, o que se comprovou. A adesão de participantes profissionais estrangeiros foi forte, representado 17% do total de visitantes recebidos na GENERA 2024. Portugal é o país com a percentagem mais elevada (43%), seguido da Alemanha (8%), França (7%), Itália (6%), China (5%) e Turquia (3%).

Estes resultados eram esperados devido aos dados de participação recolhidos antes do certame, com um elevado número de empresas expositoras vindas de fora das fronteiras espanholas, atingindo os 41% do total, sendo a China, a Turquia e a Alemanha os países com mais empresas presentes.

GENERA 2024: uma feira marcada pelo compromisso institucional

O apoio do IDAE, Instituto para a Diversificação e Poupança Energética, dependente do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, foi uma peça chave nesta convocatória organizada pela IFEMA MADRID, que foi inaugurada pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez, juntamente com a Terceira Vice-Presidente do Governo e Ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, Teresa Ribera.

Nesta edição, o IDAE comemorou o seu 40.º aniversário no âmbito da GENERA, marcando presença com um stand, onde se realizaram ininterruptamente diversas atividades e reuniões de elevado interesse.

Desta forma, a GENERA reafirma-se como uma plataforma de referência para um setor que vive um momento idílico, graças ao avanço das energias renováveis, no qual Espanha continua a ser um país estratégico pela sua grande capacidade de geração de energia limpa.

Fórum Genera 2024 e Fórum Genera Solar: espaços para partilhar conhecimento

Os três dias de intensas sessões comerciais foram paralelos a um completo programa de atividades em que se debateram os novos desafios que o setor enfrenta.

De mãos dadas com empresas chave, instituições de referência ou associações estratégicas, estes fóruns analisaram os novos desafios energéticos e a forma de os gerir, com temas como novos modelos de inovação em eficiência, ferramentas e aplicações tecnológicas emergentes, transição energética e descarbonização, ou desenvolvimentos em direção ao armazenamento de energia.

GENERA 2024, com apoio do setor

Diversas associações e grupos setoriais chave para o setor também apoiaram esta feira, como a Associação de Empresas de Eficiência Energética (A3E), a Associação Nacional das Empresas de Serviços Energéticos (ANESE), a Associação Empresarial para o Desenvolvimento e Promoção da Mobilidade (AEDIVE), Solartys, o cluster espanhol de energia solar e transição energética e a União Fotovoltaica Espanhola (UNEF), juntamente com ACOGEN, AEE, ADHAC, AeH2, AELEC, AEPIBAL, AMI, APPA, ASEALEN, ASEME, ASIT, ATECYR, ATEG.ES, CENER, CIDE, Ciemat, COGEN España, ENTRA, FENIE, ICOG ou IMDEA Energía, entre outros.

A GENERA decorreu de 5 a 8 de fevereiro, em Madrid. Pode ver mais de perto como foi o certame, na playlistespecial GENERA” no Youtube da renováveis magazine.

Playlist “ESPECIAL GENERA”