renováveis magazine

Como podem os geradores apoiar a energia solar?

Poupa-se no consumo de combustível, reduzindo ao mesmo tempo o impacto ambiental da produção de eletricidade e assegurando uma produção constante de energia.

As energias renováveis, como a solar, ganham popularidade à medida que crescem as preocupações ambientais e a procura de modos mais sustentáveis e eficientes de produção de energia.
A transição energética está bem encaminhada, com muitos governos em todo o mundo a tomar medidas para passar de um sistema energético baseado em combustíveis fósseis para um sistema energético de baixo carbono através de fontes renováveis.
Além disso, estes recursos são facilmente acessíveis, uma vez que existem na natureza e podem regenerar-se naturalmente. No entanto, nem sempre estão disponíveis, dependendo das condições climatéricas. A energia solar, por exemplo, não funciona durante a noite ou nos dias em que as condições meteorológicas não permitem uma radiação solar suficiente.
Estando disponível apenas em determinados momentos, a energia solar é normalmente apoiada por geradores que garantem o fornecimento em ocasiões em que não se reúnem as condições necessárias, assegurando o correto funcionamento de equipamentos e instalações.
No setor residencial, por exemplo, em momentos de menor radiação solar, os geradores fornecem energia ao lar e também carregam as baterias geralmente associadas a estes sistemas, o que lhes permitirá voltar a funcionar uma vez carregadas. Desta forma, garante-se um abastecimento ininterrupto, independentemente das condições meteorológicas.
No caso das centrais fotovoltaicas é comum utilizar geradores de emergência, tanto para assegurar o fornecimento durante os períodos em que a radiação solar é menor, como para fazer face aos picos de consumo.
Desta forma, ao combinar ambas as fontes de energia é possível assegurar uma maior fiabilidade e eficiência energética. Poupa-se no consumo de combustível, reduzindo ao mesmo tempo o impacto ambiental da produção de eletricidade e assegurando uma produção constante de energia.
Os geradores são também utilizados para salvaguardar a segurança das instalações. Em caso de avaria ou mau tempo, os painéis solares necessitam de energia para completar os seus processos e recuperar uma posição para se protegerem e ao que os rodeia.
Os grupos eletrogéneos devem, portanto, estar preparados para alimentar todos os sistemas que garantem a segurança da instalação e responder às suas necessidades energéticas de forma eficiente, uma vez que também é importante manter a coerência e respeitar ao máximo as normas de sustentabilidade deste tipo de instalação.
Este é o tipo de equipamentos que a Grupel forneceu para apoiar algumas centrais fotovoltaicas, especificamente em Espanha. Grupos geradores que funcionam em situações de emergência, quando há algum tipo de falha ou quando não se reúnem as condições ótimas para a produção solar.

Quais são as características destes geradores para apoiar as centrais fotovoltaicas?

Robustez e qualidade
Os geradores que apoiam sistemas renováveis devem ter em conta as características do seu contexto, como a altitude, a existência de poeiras e areias, o risco sísmico, entre outros. Estes equipamentos devem ser robustos e fabricados com componentes de qualidade comprovada.

Eficiência
Os grupos eletrogéneos devem garantir a energia necessária para a instalação, respeitando as normas de sustentabilidade associadas à energia solar. A otimização do consumo de combustível deve ser uma prioridade na conceção e desenvolvimento destes equipamentos.

Autonomia
É importante que as soluções adotadas neste tipo de projetos tenham autonomia suficiente para funcionar durante longos períodos, o que é conseguido através da implementação de depósitos de combustível de grande capacidade.

Sistema de controlo e arranque automático
O sistema de controlo e arranque deve ser automático, para que estes grupos possam apoiar o funcionamento dos sistemas solares ou gerir a sua desativação, sem necessidade de intervenção humana.
Em qualquer aplicação, desde pequenos sistemas solares a grandes centrais fotovoltaicas, é necessário garantir sistemas de emergência fiáveis. Esta é a missão da Grupel, que todos os dias cria projetos para operar em momentos críticos, a fim de apoiar as pessoas e as suas atividades.

Grupel, S.A.
Tel.: +351 234 790 070
www.grupel.eu

Translate »