Artigo sobre geradores eléctricos na nuvem

geradores eléctricos na nuvem

A maioria dos geradores elétricos é remota por natureza. As turbinas eólicas estão colocadas onde há vento…

A maioria dos geradores elétricos é remota por natureza. As turbinas eólicas estão colocadas onde há vento, os painéis solares onde há sol e os geradores de segurança em locais onde há energia constante. Consequentemente, monitorizar e controlar um parque de geradores eléctricos dispersos pode ser uma tarefa árdua, que pode representar numerosas deslocações de manutenção e de inspecções de rotina. Tal não constitui novidade para os proprietários de equipamentos e o conceito de gestão remota é, desde há muito, um tema quente. Contudo, a gestão remota tem estado muitas vezes relacionada com soluções complexas, que exigem investimentos avultados e muitos conhecimentos de TI. Com o surgimento da informatização em nuvem, há uma maneira mais fácil de conseguir um melhor controlo e de gerar substanciais poupanças.

O que é a informatização em nuvem?

O termo informatização em nuvem refere-se simplesmente à internet. Deriva da forma como é representada graficamente, tipicamente como um diagrama de nuvem.

Um exemplo de informatização em nuvem é o fornecimento de software como um serviço (SaaS) para distribuir aplicações de software através de um navegador web norma. Tal significa que o software de aplicações do escritório em geral e respectivos dados não estão armazenados no seu PC, mas sim alojados remotamente e são acedidos através da Internet, recorrendo a um navegador web. Utiliza um modelo de negócio diferente, no qual não tem de adquirir o software e o hardware do servidor mas antes os arrenda, pagando apenas quando os utiliza ou pelo volume de dados armazenados.

A vantagem é que pode aceder remotamente a todos os seus ficheiros a partir de qualquer computador; de um telefone ou de outro dispositivo com acesso à internet.

Henrik Arleving
Director da Linha de Produtos, Gestão Remota
HMS Industrial Networks

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº8. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »