gestão da performance e condição de sistemas fotovoltaicos

gestão da performance e condição de sistemas fotovoltaicos

Os sistemas fotovoltaicos, depois de instalados, não reúnem por si todas as condições de funcionamento e produção nos termos esperados.

Os sistemas fotovoltaicos, depois de instalados, não reúnem por si todas as condições de funcionamento e produção nos termos esperados. Requerem acompanhamento técnico continuado de especialistas, por supervisão remota, e carecem de visitas periódicas de manutenção preventiva. Os disfuncionamentos registados exigem respostas de intervenção “in loco” tão urgentes quanto o seu impacto sobre a produção do sistema fotovoltaico. A reclamação atempada de problemas de garantia de equipamentos apenas será possível através de auditorias técnicas realizadas por especialistas de manutenção de sistemas fotovoltaicos, capazes de os identificar e diagnosticar devidamente.

Os sistemas de produção de energia fotovoltaicos constituem um ativo físico que deve ser gerido. Da forma de gestão desse ativo dependerá a performance efetiva de todo o sistema e a viabilidade económica do investimento realizado. Disfuncionamentos de garantia têm que ser antecipados, reclamados e comportamentos disruptivos de operação detetados e restabelecidos.

Os sistemas de produção de energia fotovoltaicos são simples assemblagens de módulos fotovoltaicos, instalados sobre uma estrutura (fixa ou em seguidor), com determinada inclinação (ou mesmo nenhuma), agrupados em cablagens de coleção de energia que depois de somada em caixas de agrupamento é conduzida para sistemas de conversão, inversores, e posteriormente injetada para a rede, eventualmente transformada por via de equipamentos transformadores.

Marco Alves
Martifer Solar

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº13. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »