Global Electric Vehicles Alliance fundada por 28 associações de Veículos Elétricos

Global Electric Vehicles Alliance fundada por 28 associações de Veículos Elétricos

28 associações de utilizadores de veículos elétricos (VE) uniram esforços para criar a Global Electric Vehicles Alliance – GEVA – representando a voz dos utilizadores de VE em todo o mundo.

28 associações de utilizadores de veículos elétricos (VE) uniram esforços para criar a Global Electric Vehicles Alliance – GEVA – representando a voz dos utilizadores de VE em todo o mundo no caminho para o transporte elétrico limpo. Esta organização sem fins lucrativos recolhe as melhores práticas, inspiração e informação das associações de utilizadores de VE e dos seus membros para ajudar, informar e inspirar uns aos outros, para acelerar a mobilidade elétrica nas suas regiões e países e em todo o mundo. A mudança global para Veículos Elétricos está a aumentar globalmente, com mais de 3,24 milhões de VE vendidos em todo o mundo em 2020 contra 2,26 milhões em 2019, apesar da pandemia da Covid-19 e da forte desaceleração económica.

Os membros da GEVA pedem que todos os veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias vendidos sejam carregados com uma ficha até ao final desta década, havendo uma mudança para o transporte elétrico, essencial para reduzir rapidamente as emissões de gases com efeito de estufa, evitando as alterações climáticas perigosas e melhorando a qualidade do ar local e as doenças respiratórias nas cidades. Com a rápida melhoria da tecnologia dos VE e dos novos veículos a entrar no mercado nos próximos meses, este é um objetivo realista.

Uma rápida mudança para o transporte elétrico pode ser alcançada com políticas de apoio na compra e utilização nos respetivos países. Por exemplo, a quota de mercado dos veículos plug in na Alemanha cresceu de 3% em 2019 para 13,5% em 2020, no Reino Unido passou de 3,2% para 10,7% e em Portugal passou de 4,6% para 13,6% no mesmo período. Ao trabalharem em conjunto, as associações de utilizadores de VE podem partilhar as melhores práticas e estratégias, garantindo que as vozes dos utilizadores de VE sejam ouvidas nas discussões políticas sobre VE em todo o mundo. Os Veículos Elétricos proporcionam outros benefícios aos consumidores, como a poupança e comodidade do abastecimento com eletricidade em vez dos combustíveis fósseis, a manutenção reduzida e a condução suave e eficiente proporcionada por um motor elétrico.

Uma das primeiras atividades da Global EV Drivers Alliance GEVA, será a participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26 em Glasgow, em novembro de 2021. Em ligação com o evento, associações ligadas à GEVA estão a criar eventos nos seus próprios países e organizar um evento na Escócia para promover a Mobilidade Elétrica como um elemento importante na abordagem às alterações climáticas.

A UVE como associação representativa dos utilizadores de Veículos Elétricos em Portugal aderiu desde o primeiro momento à criação de uma Aliança de Associações de Utilizadores. Queremos estar na primeira linha, não só em Portugal, como a nível mundial, na aceleração da eletrificação dos transportes e na divulgação da Mobilidade Elétrica”, explicou Henrique Sánchez.

UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Tel.: +351 215 999 950
geral@uve.pt · www.uve.pt/page

Translate »