Good Mood Eco & Art Organization Reabilitação e expansão de sistema renovável

Good Mood Eco & Art Organization

Neste artigo apresenta‑se a proposta de duas soluções para proceder à reabilitação dos sistemas eletroprodutores…

Neste artigo apresenta‑se a proposta de duas soluções para proceder à reabilitação dos sistemas eletroprodutores existentes nos diversos espaços da herdade detida pela organização Good Mood Eco & Art onde, de 2 em 2 anos, se realiza o Boom Festival.

Este estudo contemplou o levantamento dos componentes atualmente existentes, a obtenção do diagrama de cargas a abastecer, de dados de isolação, de preços de combustível (Diesel) e a seleção dos componentes a reaproveitar e que se propõem vir a adquirir, de modo a se obter uma solução “otimizada” com auxílio do software Homer®. Foram consideradas as hipóteses de o sistema se encontrar totalmente isolado da Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) ou interligado com a mesma.

Por fim, realizaram-se os projetos de instalações elétricas dos dois SEH propostos, bem como as respetivas estimativas orçamentais.

Introdução

Este trabalho foi elaborado no âmbito do relatório de estágio de João Brito Marques – ex-aluno e detentor do Curso de Especialização Tecnológica em Energias Renováveis concedido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

A Good Mood Eco & Art é uma organização cultural e ambiental fundada em 1997. Da sua atividade destacam-se a produção de eventos, organização de cursos, curadoria e consultoria artística, bem como o desenvolvimento de projetos ambientais.

O maior evento da Good Mood é o Boom Festival, o qual tem vindo a ser realizado desde 1997 [1]. Encontra-se sediada nas proximidades da freguesia de Idanha-a-Velha, num complexo com uma área de aproximadamente 143 000 m2, apresentando-se na Figura 1 a vista aérea com a identificação dos limites de propriedade, dos diversos espaços e das zonas envolventes.

Edgar Franco edgar.franco@ipleiria.pt
João Brito Marques jpvbrito@gmail.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº23. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    Translate »