renováveis magazine

Grupo Dourogás vende unidade de negócio de gás natural veicular à Iberis Capital

Grupo Dourogás vende unidade de negócio de gás natural veicular à Iberis Capital

Operação permitirá ao Grupo Dourogás reforçar a aposta nos gases renováveis para a indústria e à Iberis desenvolver e expandir a operação de gás natural na mobilidade.

O Grupo Dourogás vendeu o seu negócio de gás natural veicular, a Dourogás GNV, à Iberis Capital, uma gestora de private equity e capital de risco, que é agora dona da maioria do capital da empresa. A operação superou os 30 milhões de euros e vai permitir acelerar a expansão do portefólio de clientes da empresa e a entrada em novos segmentos de mercado.

Já temos a solução de energia alternativa aos tradicionais combustíveis fósseis considerada mais sustentável do mercado, no segmento de transporte pesado de mercadorias e passageiros”, assegura Pedro Oliveira, CEO da Dourogás GNV.Em 2024, o biometano representou mais de metade das vendas de combustível da empresa, muito acima da meta legal para os biocombustíveis (13%). Agora o objetivo é acelerar a incorporação de biometano no total da energia vendida aos nossos clientes e expandir a rede de postos de abastecimento, adianta Pedro Oliveira.

“Estamos seguros do enorme valor acrescentado desta unidade de negócio da Dourogás. A empresa desenvolveu um modelo operacional para substituir o gás natural por Biometano, que é um gás 100% renovável. Isto permite mover veículos pesados, por exemplo autocarros para o transporte público de passageiros, de uma forma completamente sustentável”, explica Diogo Chalbert Santos, partner da Iberis.

“O Grupo Dourogás continua comprometido com a descarbonização da economia. Focámos agora a nossa atenção na descarbonização dos consumos industriais de gás natural e em projetos de produção de gases renováveis, afirma Nuno Moreira, CEO do Grupo Dourogás. “A operação com a Iberis Capital permitirá, por um lado, a expansão ambicionada para Dourogás GNV, e por outro, a continuação do trabalho em soluções para o setor energético e onde os gases renováveis podem ser determinantes para o país”, conclui.

O investimento, liderado pela Iberis Capital, foi realizado em conjunto com a Mello RDC e com a equipa de gestão, ambos como acionistas minoritários.

A Dourogás é pioneira na comercialização de biometano em Portugal, tendo evitado já a emissão de 97 mil toneladas de carbono equivalente em dois anos. Devido à sua composição química, o biometano pode ser imediatamente integrado nas redes existentes de transporte e distribuição de gás, o que o torna um perfeito substituto renovável do gás natural. Além de ser de fácil adoção, outra vantagem do biometano é permitir o armazenamento, garantindo uma maior segurança no abastecimento.

A dinamização da mobilidade a gás natural veicular (GNV) é um pilar fundamental para a cadeia de valor do biometano em Portugal, na medida em que assegura a viabilização da fileira industrial preconizada no Plano de Ação para o Biometano.

A operação tinha já sido autorizada pela Autoridade da Concorrência.

Grupo Dourogás
Tel.: +351 259 358 632
dourogassgps@dourogas.pt · www.dourogassgps.pt