renováveis magazine

Grupo Rolear contribui para escolas mais sustentáveis em Loulé

Grupo Rolear contribui para escolas mais sustentáveis em Loulé

O projeto contempla a instalação de 840 painéis nos vários estabelecimentos de ensino, que totalizam uma potência de 260,4 kWp.

O Grupo Rolear está a concluir 6 unidades de produção de energia fotovoltaica em regime de autoconsumo no concelho de Loulé. O concurso público lançado pela Câmara Municipal, “Empreitada – Plano de Eco-valorização dos estabelecimentos de ensino”, inclui o fornecimento e a instalação de unidades de produção de energia fotovoltaica em 6 escolas EB1/JI do concelho. O projeto adjudicado, com um valor global de 188 308,40€, teve início em março de 2021 e conta com um prazo de execução de 150 dias. 

O projeto contempla a instalação de 840 painéis nos vários estabelecimentos de ensino, que totalizam uma potência de 260,4 kWp. Com esta instalação, o Município de Loulé pretende reduzir significativamente a fatura energética de cada local de consumo, contribuindo para a eficiência dos edifícios públicos, segundo a política de sustentabilidade que tem vindo a seguir.

A Rolear Mais forneceu todos os equipamentos, bem como o apoio técnico ao empreiteiro durante as várias fases da obra. Para garantir o máximo rendimento e durabilidade da instalação, foram selecionados equipamentos de marcas de referência, nomeadamente módulos fotovoltaicos Sharp (modelo NU-AC310, monocristalinos), inversores SMA, (modelo STP TL30, de 15, 20 e 25 kW), de acordo com o projeto, foram colocadas estruturas de lastro Wiseblue (referência 28H).

Sendo o Algarve um local privilegiado para aproveitamento da energia solar, o Município de Loulé aposta nas energias renováveis nos estabelecimentos de ensino do concelho, edifícios com elevado consumo energético durante o dia. Assim, as escolas EB1/JI Hortas de Santo António, Escola EB 1/JI Abelheira, Escola EB 1/JI Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto, Escola EB 1 n.º 4 e JI n.º 1 de Loulé, Escola EB1/JI Fonte Santa e Escola EB 1/JI D. Francisca de Aragão, contam agora com uma maior independência energética. O Município espera, com esta instalação, uma produção anual que se estima em 440 MWh por ano, o equivalente ao consumo energético de cerca de 100 moradias.

Grupo Rolear
Tel.: +351 289 860 300
[email protected] · www.rolear.pt

Translate »