renováveis magazine

III Fórum Ibero-Americano de Engenheiros da Energia decorre na Enerxétika 2024

III Fórum Ibero-Americano de Engenheiros da Energia decorre na Enerxétika 2024

Um dos destaques da Enerxétika 2024 será o III Fórum Ibero-Americano de Engenheiros de Energia, organizado pelo Instituto Ibero-Americano de Engenheiros de Energia – 3IE ENERXÍA, e que contará com engenheiros de renome do setor energético de vários países da América Latina e Península Ibérica.

A feira Enerxétika 2024, que se realiza em simultâneo com a feira de serviços municipais, ExpoMunicipal, nos dias 11 e 13 de abril, é a última do seu programa na Feira Internacional ABANCA da Galiza (Silleda, Pontevedra).

Uma das suas atividades de destaque será o III Fórum Ibero-Americano de Engenheiros de Energia, organizado pelo Instituto Ibero-Americano de Engenheiros de Energia – 3IE ENERXÍA, e que contará com engenheiros de renome que apresentarão experiências e casos de sucesso, analisando diferentes aspetos sobre o setor energético em vários países da América Latina e na Península Ibérica. Assim, será exposta a política energética em Portugal por Celso Marino Sousa da Ertec, e também o mercado elétrico chileno relativamente aos desafios da proteção do consumidor e da garantia do investimento por Ana Paola Purizaca, do Grupo Saesa,

Também será discutido o hidrogénio verde com Joaquín Grassi, da Energylab, responsável por esta área; as auditorias energéticas e a oportunidade dos Certificados de Poupança Energética por Julio Vale, da SGS; gestão de energia industrial e casos de sucesso na gestão de equipamentos auxiliares por Carlos Vázquez-Pimentel, da CO2 Smart Tech; e a reabilitação energética integral de edifícios por Diana Martínez, da Envoltia. Além destes temas ainda serão abordados o controlo remoto da iluminação e os centros de comando como nós de comunicação, que Iago Martínez, da Edigal, explicará, e os refrigerantes ecológicos e a bomba de calor Daitsu HT Pro CO2 para AQS, por Silvia Fernández da Eurofred.

Da mesma forma, Luis Jorge Méndez, da Universidade da Corunha, apresentará no III Fórum Ibero-Americano de Engenheiros da Energia o fórum metodológico para avaliação socioeconómica de projetos de transição energética em edifícios públicos; Yulimar Rincón, da SGS, analisará a mobilidade elétrica em relação à infraestrutura de carregamento elétrico com fornecimento de baixa e alta tensão em locais existentes; Gonzalo Veiras, da Applus+, apresentará o seu ponto de vista sobre a digitalização da manutenção eólica, e Laura Rodríguez, da Instra, apresentará o seu próprio sistema de deteção e monitorização de aves na área dos parques eólicos MakeMake.

Propostas dos expositores

Além do III Fórum Ibero-Americano de Engenheiros da Energia e de outros fóruns e conferências desenvolvidas por clusters, federações e administrações, a feira acolherá conferências de empresas presentes na área expositora.

Assim, o certificado de poupança energética (CAE) será discutido numa conferência da Enertra, enquanto Juan Sanjorge, delegado territorial da Nexus Energía, se referirá ao poder do autoconsumo para aumentar a competitividade das empresas noutra conferência.

A conferência “Renováveis ​​e sem valas” sobre Sistemas de Perfuração apresentará esta tecnologia para instalação de parques de energias renováveis ​​sem escavações, pelas mãos de Juan Peretó, enquanto Lidia Roca, Diretora-Geral da Magnon Servicios Energético apresentará a biomassa como peça chave para a descarbonização da indústria numa conferência organizada pelo Grupo Ence.

Por outro lado, o programa incluirá também a conferência intitulada Da gestão de resíduos à energia do seu negócio: Axpo Iberia presente em toda a cadeia de abastecimento, organizada pela Axpo Iberia e ministrada por Aquilino Bugarín, da Kam Sme Sales.

Da mesma forma, a Ecogal realizará 3 conferências. A primeira terá como foco a segurança de sistemas fotovoltaicos – solução solar, sendo liderado por Salvador Piñera, Gestor de Vendas do Noroeste da Espanha; a segunda apresentará o escudo térmico total Fischer Ibérica, de Marcos Cáceres, Gestor de área da empresa; e a terceira explicará as vantagens competitivas da solução Enphase Energy, a cargo de Darío Gallego, engenheiro de aplicação de campo EMEA da empresa.

Vídeo de resumo da Enerxétika 2022

Enerxétika 2024
Feira Internacional de Galicia ABANCA
Tel.: +34 986 577 000
www.enerxetika.com · enerxetika@feiragalicia.com

Translate »