renováveis magazine

10 anos de crescimento da Indústria eólica

Indústria eólica – 10 anos em crescendo

Do acesso por cordas à especialização na reparação de pás o percurso da GRWIND acompanha a tendência do setor…

Do acesso por cordas à especialização na reparação de pás o percurso da GRWIND acompanha a tendência do setor. Os 10 anos de know-how adquirido na Indústria eólica, abriram o caminho para se tornar uma entidade formadora certificada de referência no setor.

A energia eólica assume, hoje, um papel cimeiro na capacidade instalada, superior a 150 GW, e a própria curva de crescimento destaca-se face às das restantes fontes energéticas. Embora de forma mais modesta, a tendência de crescimento da Solar PV também se verifica, não obstante, o posicionamento ímpar da energia eólica é indiscutível.

Em Portugal a capacidade eólica instalada de 5,3 GW dá resposta a cerca de 24% das necessidades energéticas do país, ou seja mais 10% do que a média da UE28. No panorama europeu, Portugal ocupa a 3.ª posição do pódio, apenas superado pela Irlanda, com 28% das necessidades satisfeitas pela energia do vento. Na liderança surge a Dinamarca com o equivalente a 41% do seu consumo energético proveniente deste recurso natural renovável.

A vida útil estimada de um aerogerador (AG) é de 20 anos, todavia, tem vindo a constatar-se que esta pode ser estendida em até 5 anos, com o aumento da rentabilidade económica dos equipamentos. Alargar a longevidade do AG depende, em situações de normalidade, da implementação de planos de ação preventiva suficientemente consistentes. Para obter uma crescente otimização da operação da turbina e do próprio parque, a manutenção na Indústria eólica deverá ter diferentes periodicidades – semestral, anual e bianual – consoante o o desgaste a que estão sujeitos os diferentes componentes dos AG.

Francisco Rapazote
Executive Director

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº38. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados