A sessão foi inaugurada por Bruno Henrique Santos, Presidente dos FELPT, contando também com a intervenção de Ana Gomes, Secretária Executiva do programa, assim como a participação da restante Board: Flávia Lima, Inês Gaspar, Tiago Vicente, Catarina Santos, Rodrigo Guimarães e Vasco Zeferina. O evento foi encerrado pelo Presidente da Direção da APE, João Torres, que destacou: “Este programa, muito atrativo, afirma-se cada vez mais pela qualidade dos seus participantes. E vai ficando evidente que faz parte do caminho para que o futuro do setor esteja assegurado.”
Um programa inovador com uma missão
Inspirado no Global FEL do World Energy Council (em que a Associção Portuguesa da Energia representa Portugal), este programa reúne um conjunto de jovens com percursos académicos e profissionais de excelência, com o objetivo de contribuir para a transição energética em Portugal. A comunidade FELPT procura utilizar as ideias criativas e o potencial inovador das próximas gerações para desafiar o pensamento convencional e explorar novas estratégias para o futuro do setor da energia. O início de 2025 marca a 5.ª edição do programa FELPT que integra 35 elementos na sua estrutura, incluindo 9 novos membros seriados após um processo seletivo rigoroso (num universo de mais de 45 candidaturas). Bruno Henrique Santos referiu que o programa é “uma plataforma de desenvolvimento de lideranças e talentos, assim como um espaço que promove a inovação e o debate público no setor sobre a transição energética”.

O valor da diversidade e inclusão
Mais uma vez, a equipa FELPT destaca-se pela sua ampla diversidade de funções profissionais, incluindo Academia, Produção de Energia e Renováveis, Inovação e Desenvolvimento, Regulação, Direito e Petróleo & Gás. São representadas 32 empresas e instituições provenientes das várias regiões de Portugal e de 6 outros países. Cerca de 43%
dos membros são mulheres.
“Esta diversidade de visão, missão e background é um fator potenciador do programa, permitindo o desenvolvimento de trabalhos em várias temáticas, mas partilhando o mesmo conjunto de valores”, refere Ana Rita Gomes.
Estratégias e objetivos para 2025
O plano estratégico para 2025 inclui a promoção de um conjunto alargado de debates, organização de eventos e publicação de artigos (técnicos, de opinião ou white papers) que pretendem promover a literacia energética e o envolvimento da sociedade na discussão dos temas mais relevantes da energia. Adicionalmente, o programa FELPT promove também várias iniciativas de formação e partilha de experiências com líderes destacados do setor, com o objetivo de oferecer aos seus membros oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das suas carreiras.
Em suma, o programa FELPT convida cada membro a expandir horizontes, olhando para o setor da energia com uma perspetiva mais ampla, que vai além das funções do quotidiano profissional. Numa altura em que o setor da energia nunca esteve tão presente no centro do debate público, é crucial a formação de quadros com crescente diversidade, abrangência e interconexão, para melhor enfrentar os apaixonantes desafios que se avizinham. Convidamos todos os leitores a fazerem parte da viagem dos FELPT 2025, assim como das atividades promovidas pela APE.
FELPT – Future Energy Leaders Portugal
Tel.: +351 912 544 618
felpt@apenergia.pt · www.apenergia.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Nova geração de líderes na FELPT” presente na Renováveis Magazine;
- Artigo “FELPT com crescimento exponencial de candidaturas em ano de transição” da edição 57 da Renováveis Magazine;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Percursos para posições C-Level no setor da energia
-
Nova geração de líderes na FELPT
-
FELPT com crescimento exponencial de candidaturas em ano de transição
-
Os FELPT realizaram no dia 28/11 a apresentação e debate do seu estudo “Biomassa Florestal: Potencial energético dos resíduos em Portugal”
-
Mulheres na energia: impulsionando a mudança para um setor energético mais inclusivo