renováveis magazine

Início da produção do parque eólico de Canudos, no Brasil

Início da produção do parque eólico de Canudos, no Brasil

A Voltalia refere que o projeto Canudos 1-2, inicialmente anunciado como um parque eólico de 90 MW, e ampliado para 99,4 MW, começou a produzir os seus primeiros MW/h.

A Voltalia anunciou que o seu parque eólico Canudos 1- 2, de 99 MW, localizado no Estado da Bahia, Brasil, já está a funcionar. “Após o comissionamento completo da nossa planta solar SSM 3-6 (260 MW), temos o orgulho de anunciar que outro projeto brasileiro, o nosso parque eólico Canudos 1-2 (99 MW), começou a injetar energia na rede. Gostaria de agradecer profundamente às equipas da Voltalia que desenvolveram, construíram e financiaram este projeto“, declara Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

O projeto Canudos 1-2, inicialmente anunciado como um parque eólico de 90 MW, e ampliado para 99,4 MW, começou a produzir os seus primeiros MW/h. O parque eólico é apoiado por um contrato de venda de energia por 20 anos com a CEMIG, uma das principais concessionárias brasileiras. O projeto é composto por 28 turbinas eólicas, uma subestação coletora, uma subestação de seccionamento e uma linha de transmissão de 500 kV. Todo o projeto foi desenvolvido pela Voltalia e é propriedade da mesma. Vários fatores-chave contribuíram para o sucesso deste projeto, incluindo um regime eólico robusto, a propriedade das ligações à rede e a escalabilidade. Além disso, em alinhamento com o compromisso da Voltalia com as comunidades locais, o projeto estabeleceu instalações de ligação locais essenciais, permitiu a contratação de equipas e empreiteiros locais e produz energia a preços competitivos. Desde 2021, a Voltalia tem colaborado com especialistas para implementar um ambicioso programa para a conservação da arara-azul-de-lear, uma espécie endémica, e para a restauração da sua principal fonte de alimento local, a palmeira licuri.

Apesar do abrandamento do comissionamento de Canudos 1-2 a pedido do operador da rede, a Voltalia tem-se empenhado em iniciar as operações o mais rapidamente possível. O início da fase de operação de Canudos 1-2 demonstra a capacidade da rede para absorver a produção da usina eólica, logo após a usina solar SSM 3-6, que também demonstrou a mesma capacidade.

Voltalia – Complexo Eólico Canudos 1 & 2 – O Empreendimento e a Comunidade

Voltalia
Tel.: +351 220 191 000
l.moreira@voltalia.com · www.voltalia.com