É aqui descrita uma interessante ferramenta de pesquisa na área das energias renováveis, nomeadamente no domínio das patentes e das normas técnicas relacionadas. Trata-se da Plataforma INSPIRE desenvolvida pela International Renewable Energy Agency (IRENA). Esta plataforma proporciona informação atualizada de nível global mas com possibilidade de pesquisa mais fina do ponto de vista geográfico e tecnológico.
Introdução
A International Renewable Energy Agency (IRENA) foi formalmente criada em 2009, e tem sede em Abu Dhabi. A IRENA é uma organização intergovernamental que tem como principal missão auxiliar e apoiar países na transição para uma matriz energética sustentável, servindo como repositório e disseminador de conhecimento e de boas práticas, plataforma de diálogo, e provedora de serviços, ferramentas técnicas, análises e de projetos de cooperação na área de energia renovável. Promove a adoção generalizada e o uso sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo bioenergia, geotérmica, hidroelétrica, oceânica, solar e eólica na busca do desenvolvimento sustentável, acesso à energia, segurança energética e crescimento económico e prosperidade de baixo carbono. Atualmente tem mais de 180 membros ativos [1]. Portugal é um dos 75 países fundadores desta organização internacional [2].
No âmbito desta Agência foi desenvolvida a plataforma International Standards and Patents in Renewable Energy (INSPIRE) que é uma plataforma da IRENA para proporcionar informação atualizada sobre normas e patentes no domínio da energia renovável. Esta plataforma tem uma base de dados de mais de 2 milhões de patentes e mais de 400 normas internacionais, permitindo a pesquisa, localização e análise de interesse.
Luís Gil
Direção-Geral de Energia e Geologia
luis.gil@dgeg.gov.pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº45. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “normas técnicas e legislação aplicável a sistemas fotovoltaicos” da edição 7 da “renováveis magazine”;
- Dossier “solar fotovoltaico” da edição 39 da “renováveis magazine”;