instalação de micro-geração fotovoltaica

instalação de micro-geração fotovoltaica – caso de estudo

A micro-geração tem como objectivo a produção de energia eléctrica em pequena escala no local do seu consumo…

A micro-geração tem como objectivo a produção de energia eléctrica em pequena escala no local do seu consumo final, através de tecnologias de produção baseadas em sistemas fotovoltaicos. Este trabalho, apresenta os dados técnicos de uma instalação de micro-geração fotovoltaica localizada na Covilhã, Portugal. Esta é uma área em Portugal com um excelente recurso solar. É apresentada uma descrição da instalação e os principais componentes do sistema. São apresentados também os valores da produção de energia e o retorno económico da instalação.

Introdução

O sistema fotovoltaico converte directamente a energia associada à radiação solar em energia eléctrica. A célula solar é o elemento principal do sistema fotovoltaico. As células solares utilizam como material de base o silício monocristalino ou o silício policristalino e apenas mais recentemente apareceram as células de silício amorfo.

As células solares são agrupadas em matrizes e módulos também denominadas painéis solares. Uma matriz fotovoltaica pode ser um módulo ou um conjunto de módulos ligados em série ou em paralelo, para formar sistemas fotovoltaicos de valor de potência desejado. Os sistemas fotovoltaicos de pequenos valores de potência estão no âmbito da actividade da micro-geração.

A actividade da micro-geração tem como objectivo a produção de energia eléctrica em pequena escala no local do seu consumo final, utilizando sistemas fotovoltaicos ou eólicos. A configuração típica de um sistema de micro-geração fotovoltaica é apresentada na Figura 1.

S. Saraiva, R. Melício, J.P.S. Catalão, J.C.O. Matias, C. Cabrita
UBI– Universidade da Beira Interior
catalao@ubi.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº8. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »