instalações com bomba de calor: soluções Caleffi para uma revolução verde

Também a Caleffi acredita nesta revolução e investe na pesquisa, desenvolvimento e nos processos para realizar componentes específicos para este tipo de instalações, com o objetivo de simplificar o trabalho de projetistas e instaladores durante a fase de transição – do projeto para a instalação.

Garantir a sustentabilidade ambiental significa assegurar o nosso futuro e o do planeta, daí que o tema das emissões de gases com efeito de estufa se tenha tornado cada vez mais premente nos últimos anos. Apesar disto, para os países industrializados e em vias de desenvolvimento é ainda problemático chegar a um comprometimento.

No que respeita às emissões, a climatização doméstica foi a primeira área a sofrer duras críticas, e várias partes procuraram soluções para incentivar a requalificação energética dos edifícios e a difusão de fontes de energia renováveis. Legislação e incentivos procuram encorajar a substituição de caldeiras a combustíveis fósseis por bombas de calor: máquinas capazes de retirar energia térmica de um espaço a baixa temperatura e de a transferir para um outro espaço a uma temperatura mais elevada. Em Itália, por exemplo, estas são já recomendadas para quase todos os edifícios de nova edificação.
Permanece, contudo, um problema fundamental: como substituir o largo número de caldeiras já instaladas no parque edificado por bombas de calor?
Os fabricantes de bombas de calor aceitaram o desafio: torná-las cada vez mais eficientes e economicamente acessíveis para favorecer a sua ampla difusão.
Também a Caleffi acredita nesta revolução e investe na pesquisa, desenvolvimento e nos processos para realizar componentes específicos para este tipo de instalações, com o objetivo de simplificar o trabalho de projetistas e instaladores durante a fase de transição – do projeto para a instalação. Nós, que desde sempre somos grandes defensores das fontes renováveis, desenvolvemos uma gama completa de produtos para garantir o funcionamento correto, a eficiência e a segurança das novas instalações de climatização.
O esquema tradicional de uma instalação com bomba de calor prevê a aplicação de alguns componentes fundamentais para o seu funcionamento ótimo.


Separador hidráulico

Nas instalações que preveem uma bomba de reforço, recomendamos que se separe o circuito primário do secundário através de um separador hidráulico. O objetivo é evitar que possam surgir interferências entre os próprios circuitos, devido a variações dos caudais e das alturas manométricas dos circuladores.

CALEFFI Portugal
Tel.: +351 229 619 410 · Fax: +351 229 619 420
[email protected] · www.caleffi.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 50. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »