bomba de calor com colectores horizontais enterrados

instalações com bomba de calor com colectores horizontais enterrados

No subsolo encontra-se acumulada uma quantidade considerável de energia, sobretudo de origem solar e geotérmica…

No subsolo encontra-se acumulada uma quantidade considerável de energia, sobretudo de origem solar e geotérmica. A energia solar encontra-se acumulada a baixa profundidade, ao passo que a energia geotérmica está predominantemente acumulada nas zonas mais profundas. A energia do subsolo pode ser utilizada com a ajuda dos seguintes meios: águas de furo ou de poço, colectores horizontais concebidos com tubos em plástico e que recolhem o calor a baixa profundidade, sondas verticais concebidas através da introdução de tubos em material plástico em furos profundos com 100 a 200 metros, e postes energéticos concebidos através da inserção de tubos em material plástico nos postes de cimento das fundações. Iremos, de seguida, abordar as instalações com colectores horizontais.

São instalações que utilizam o calor que se encontra acumulado nas camadas mais superficiais da terra: calor que, até a uma profundidade de 5 metros, se encontra disponível a temperaturas variáveis entre 8 e 13° C.

Este calor deriva, sobretudo, do sol e da chuva. De facto, até uma profundidade de 5 metros, a energia geotérmica não dá qualquer contribuição significativa, pois produz menos de 1 caloria por cada 10 metros quadrados de terreno.

CALEFFI Portugal

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº7. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »