A Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia (APESEnergia) e a sua congénere espanhola Asociación Nacional de Empresas de Servicios Energéticos (ANESE) publicaram hoje a segunda edição do questionário que visa a recolha de dados sobre a evolução do mercado dos serviços de energia na península ibérica, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em 2021. Pretende-se com a edição de 2023 do Observatório de Eficiência Energética conhecer a evolução do mercado e identificar as suas principais barreiras.
Segundo Jorge Borges de Araújo da APESEnergia “a recentre pressão nos preços da energia acelerou o processo de transição energética das organizações, mas ainda encontramos muitas barreiras à mesma. Com este estudo, realizado novamente em parceria com a ANESE, pretendemos conhecer a evolução do mercado e identificar barreiras e oportunidades para melhorar os serviços de energia e, desta forma, ajudar a alcançar as metas nacionais e europeia de descarbonização.”.
Este questionário, com um tempo de preenchimento de aproximadamente de 20 minutos, tem como objetivo reunir informação relativa às atividades desenvolvidas em 2021 e 2022, com o objetivo de se elaborar um relatório abrangente e à escala ibérica, designado por Observatório de Eficiência Energética, que possa ser utilizado como fonte de consulta e análise da evolução do mercado de serviços de energia bem como de apoio à definição de políticas energéticas.
Todas as empresas que atuam no setor da eficiência energética e das renováveis, sejam Empresas de Serviços de Energia (ESE) ou não, estão convidadas a preencher o questionário até dia 30 de junho.
Saliente-se que o tratamento dos dados tem por base a metodologia utilizada pela ANESE nos últimos anos, assegurando a confidencialidade de toda a informação fornecida.
O questionário está disponível em Português aqui.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Renováveis garantem 73% da eletricidade consumida até setembro de 2024
-
ENERH2O cresceu mais de 50% no número de visitantes
-
Investigador da FEUP estuda sistema para extrair antioxidantes de resíduos orgânicos
-
Projeto Ecowaters reduz 336 Kg de plástico
-
TNC, LNEG e APREN: nova colaboração acelera energias renováveis em Portugal