APREN
Tel.: +351 213 151 621 · Fax: +351 213 151 622
apren@apren.pt · www.apren.pt
A tutela, as empresas e as instituições do setor (nacionais e internacionais) e vários responsáveis políticos internacionais já confirmaram presença na conferência anual da APREN, que promete discutir os temas quentes das Renováveis em Portugal.
24 personalidades do setor da energia têm já presença confirmada na conferência anual da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis: o Portugal Renewable Energy Summit 2020, que decorre nos próximos dias 6 e 7 de outubro, com participação em modo remoto e emissão em direto a partir da Culturgest, em Lisboa.
A um mês do certame o painel de oradores e moderadores conta já com um leque alargado de personalidades, que abarcam a tutela (com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Engº João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Energia, Dr. João Galamba), empresas do setor (com a presença de representantes da Finerge, EDP, TrustEnergy, Endesa ou Generg, entre outras) e também das instituições relevantes do sector (APA, DGEG), bem como de responsáveis políticos internacionais (como os eurodeputados Dr. Carlos Zorrinho e Profª. Graça Carvalho, e representantes da WindEurope, UNEF e AEE).
O Prof. António Costa e Silva, autor do documento “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, e a presidente da ERSE, Maria Cristina Portugal, são as mais recentes confirmações, trazendo duas vertentes de extrema importância ao programa do evento, que promete não deixar nenhum assunto crítico por abordar.
Assim, no primeiro dia da conferência estará em debate o tema do Green Deal Europeu. Haverá espaço para perspetivar os desafios que se colocam ao mercado ibérico de eletricidade e para uma reflexão sobre o impacto desta estratégia na recuperação económica europeia e nacional.
No segundo dia, 7 de outubro, durante a manhã, o foco estará no funcionamento do MIBEL (Mercado Ibérico da Energia Elétrica), na concretização do PNEC (Plano Nacional Energia e Clima) e na contribuição do autoconsumo e das comunidades de energia elétrica renovável para a descarbonização. Durante a tarde, serão os desafios do hidrogénio verde e do mercado Português de eletricidade renovável que darão direito a debate por parte dos responsáveis presentes.
A conferência acolherá também, à semelhança de edições anteriores, a cerimónia de atribuição do Prémio APREN, dedicado à divulgação de teses académicas (mestrado e doutoramento) realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior, relacionadas com as energias renováveis, cujas inscrições terminaram no passado dia 4 de setembro.
Inscreva-se no Portugal Renewable Energy Summit 2020 em https://www.apren.pt/pt/conferencias/portugal-renewable-energy-summit-2020/inscricoes
VOCÊ PODE GOSTAR
-
SolarEdge Espanha apresenta Roadshow 2024 “Além do fotovoltaico”
-
Renováveis garantem 73% da eletricidade consumida até setembro de 2024
-
ENERH2O cresceu mais de 50% no número de visitantes
-
Investigador da FEUP estuda sistema para extrair antioxidantes de resíduos orgânicos
-
Projeto Ecowaters reduz 336 Kg de plástico