renováveis magazine

Mariano García da Holcim Espanha

Mariano García da Holcim Espanha: “Mais de um 50% de nossa energia térmica vem do uso de resíduos que se convertem em combustíveis”

O Diretor de Sustentabilidade da Holcim Espanha, Mariano García Hoyos, revela a estratégia da empresa para reduzir a pegada de carbono e promover a sustentabilidade na indústria da construção. Pelo menos 10% das matérias-primas utilizadas na construção dos cimentos Holcim provêm de resíduos de construção e demolição.

Numa entrevista exclusiva com Mariano García Hoyos – Diretor de Sustentabilidade da Holcim Espanha e porta-voz da ALL4ZERO – revelou os detalhes da estratégia da empresa para a descarbonização e a sustentabilidade no setor da construção.

“Na Holcim enfrentamos a descarbonização da construção, que é um elemento fundamental na nossa estratégia de sustentabilidade, juntamente com mais três”, declarou García Hoyos. “O primeiro encabeçou a descarbonização e a sustentação da nossa atividade através da eficiência energética, o uso de matérias-primas alternativas que substituem os materiais tradicionais e que nos ajudam a reduzir a nossa quantidade de carbono”.

O compromisso da Holcim é ser Net Zero em 2050, com objetivos intermediários de reduzir a quantidade de carbono até 35% para 2030. Além disso, a empresa compromete-se a ser positiva na naturalidade para 2030.

“O nosso segundo exemplo é ajudar o mercado de construção a construir melhor com menos. Para isso, oferecemos ao mercado soluções com uma baixa quantidade de carbono que ajudam a que os nossos edifícios e infraestruturas possam ser construídos com uma quantidade de carbono reduzida até os 70%”, afirmou García Hoyos.

O terceiro elemento da estratégia da Holcim passa por promover a eficiência nas cidades, colaborando com arquitetos e engenheiros para projetar e construir edifícios com critérios de durabilidade e eficiência energética net zero.

“E o quarto elemento, o que fecha o círculo, é a circularidade. Reutilizar o que vem e provêm da construção e demolição de edifícios para construir cidades a partir de cidades, o novo a partir do velho“, acrescentou García Hoyos.

Além disso, a Holcim está envolvida em iniciativas como ALL4ZERO, um hub de inovação tecnológica industrial único em Espanha que procura impulsionar a indústria do futuro e contribuir para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para avançar para as zero emissões em 2050. Dentro do hub, a Holcim oferece a possibilidade de desenvolver testes e projetos-piloto nas suas instalações industriais: “Acredito que esta é uma primeira iniciativa que demonstra que este objetivo de descarbonização não pode ser feito de forma isolada, mas tem de ser feito com o resto das empresas e setores”.

Projetos da Holcim para um futuro Net Zero

Nos projetos concretos, a atividade da Holcim já menciona medidas destacadas como o uso de combustíveis e matérias-primas alternativas: “Mais de 50% da nossa energia térmica provêm do uso de resíduos que se convertem em combustíveis e, também, de resíduos materiais como é o caso da nossa fábrica de Moncada que possui certificado com a marca ECOCycle, o que garante que pelo menos 10% da matéria-prima para construir os nossos cimentos provêm de resíduos de construção e demolição”.

Por outro lado, a Holcim está a implementar o uso de combustíveis e matérias-primas alternativas e a lançar projetos-piloto para captar CO2, como o projeto na sua fábrica de Carboneras (Almería), com o que pretende captar 50 000 toneladas de CO2 para serem utilizados no inverno: “Esperamos que este projeto esteja em funcionamento no início de 2025”.

Como é que uma Feira como Net Zero Tech é importante?

Participar em feiras como Net Zero Tech é essencial para acelerar a descarbonização e avançar para um futuro mais sustentável”, enfatizou García Hoyos. “Estes eventos fornecem uma plataforma inestimável para compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias, impulsionando a colaboração entre empresas e setores”.

Com esses esforços, a Holcim Espanha posiciona-se como líder na adoção de práticas sustentáveis na indústria da construção, contribuindo ativamente para a transição para uma economia baixa em carbono e mais sustentável para o futuro, assim como a Net Zero Tech , a feira para a descarbonização através da eficiência energética, energias renováveis e eletrificação.

Veja a entrevista completa de Mariano García da Holcim Espanha:

Net Zero Tech Fair
Tel.: +34 916 308 591 / +34 671 556 329
info@netzero-tech.com · https://netzero-tech.com/    

Translate »