nova geração de centrais fotovoltaicas com a Medium Voltage Power Station

Medium Voltage Power Station: Como melhorar o retorno do investimento da nova geração de centrais fotovoltaicas

Nos projetos das grandes centrais fotovoltaicas, o MVPS da SMA oferece a máxima segurança com a melhor eficiência energética e o mínimo de risco logístico e comercial.

Existe uma tendência crescente em todo o mundo para construir uma nova geração de SMA centrais fotovoltaicas que funcionem com 1500 V CC E, e quando é necessário escolher uma solução para a conversão da corrente mais adequada a este tipo de instalações, as Medium Voltage Power Station (MVPS) com os inversores centrais costumam ser a melhor opção.

A facilidade de transporte que oferecem, tal como a sua rápida instalação e funcionamento, graças à integração de todos os componentes da central de energia, são alguns dos motivos além da sua segurança, fiabilidade e elevada eficiência energética. Em muitas ocasiões os MVPS, sobretudo os de última geração como o SMA MVPS, também estão preparados para se conetar diretamente à rede de distribuição e produzir em média tensão em diferentes intervalos de tensões.

Por outro lado, optar por este tipo de solução significa usufruir de uma série de vantagens em termos de despesas (CAPEX) e de funcionamento (OPEX) que permitem melhorar o retorno de investimento da instalação. Estes são os aspetos mais importantes a serem considerados na escolha de uma central de energia com inversores centrais.

Vantagens da CAPEX:

  • Compactação. A MVPS da SMA é a combinação mais compacta do inversor central, transformador e sistema de distribuição. A solução da Skid pré-configurada de 20 pés, em comparação com 40 de outras marcas destaca-se por:
    • O seu transporte é mais simples e pode chegar a qualquer parte do mundo.
    • O guindaste que tem de ser utilizado, é mais pequeno e, por isso, mais económico.
    • A fundação é mais barata.
    • O reservatório de óleo está integrado dentro do Skid. Não é necessário comprá-lo separadamente ou elevar a central de energia para o instalar abaixo, como acontece com alguns concorrentes.
  • Instalação, ligação e funcionamento. A SMA possui 1 inversor até 4,6 MW quando comparado com os seus concorrentes que habitualmente atingem no máximo os 3,7 MW. Com a solução da SMA terão de ser instalados, colocados a funcionar e a manter menos inversores.
  • Garantia. As centrais de energia da SMA possuem uma garantia de 5 anos, ao passo que as dos concorrentes têm uma garantia de 5 anos para o inversor e de 2 para a média tensão.
  • Energia. As centrais de energia da SMA rondam os 4 MW quando comparados com os 7 MW existentes no mercado, o que significa que a sua cablagem CC costuma ser mais cara, sobretudo quando a distribuição na instalação é mais irregular ou está dividida em várias zonas.

Vantagens da OPEX:

  • Manutenção. Os inversores SMA requerem manutenção a cada 2 anos, ao passo que os inversores de outras marcas tendem a necessitar de manutenção semanal, mensal e anual. Isto implica mais horas de serviço por ano e é necessário pará-los durante mais tempo.
    • Inversores e filtros de ar. A SMA normalmente tem menos inversores por instalação, por isso a taxa de falhas e as horas de manutenção anuais são menores. Além disso não necessitam de filtros de ar, algo fundamental em ambientes com poeiras, porque a sua substituição é contínua com um custo de mão-de-obra e de material importante.
    • Ventiladores. Cada um dos inversores possui 2 ventiladores com uma durabilidade superior a 14 anos. A maioria das soluções oferecidas no mercado tende a ter mais na instalação e devem ser substituídas com mais frequência.
    • Serviço Principal. Os inversores centrais da SMA foram concebidos para durar 30 anos sem alterações programadas de componentes. Os da concorrência geralmente não duram tanto tempo e alguns têm um Serviço Principal com um custo muito elevado.
    • Conceção do bloco de potência. O SMA, de 2 stacks x 1200 V, permite uma maior reserva na conceção e é muito mais robusto contra falhas do que os outros concorrentes que são de 1 stack x 1700 V.
  • Segurança. As MVPS da SMA cumprem todas as regras internacionais de segurança. São os únicos com uma conceção resistentes ao fogo e uma proteção especial contra curto-circuitos.
  • Condições ambientais. Os equipamentos da fabricante alemã respondem aos mais exigentes standards para trabalhar nas condições mais adversas de temperatura e salinidade, ou mesmo em ambientes agressivos.
  • Soluções de monitorização. Em caso de acidente, estes MVPS notificam proativamente o fabricante, que pode enviar um técnico até mesmo antes do cliente saber que é necessário. Isto reduz o tempo de inatividade e o seu impacto económico.
  • Serviço técnico. A SMA possui hubs de serviço com equipas de engenheiros especializados em toda a Península Ibérica, garantindo a máxima disponibilidade e velocidade.

Nos projetos das grandes centrais fotovoltaicas, o Medium Voltage Power Station da SMA oferece a máxima segurança com a melhor eficiência energética e o mínimo de risco logístico e comercial.

SMA Ibérica Tecnología Solar
Tel.: +34 935 635 039
[email protected] · www.sma-portugal.com

Translate »