No que diz respeito à melhoria da eficiência energética de edifícios da Administração pública, alguns programas de financiamento têm sido disponibilizados. Um destes programas, lançado em 2016 pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, foi contemplado no Aviso POSEUR-03-2016-65, que tinha como objetivo o aumento da eficiência energética nas infraestruturas públicas no âmbito da Administração Central do Estado.
Agora, através do Plano de Recuperação e Resiliência, Portugal continua a promover a melhoria da eficiência energética em edifícios, destacando- se o Investimento “TC-C13-i02 – Eficiência energética em edifícios da administração pública central” da “Componente C13 – Eficiência Energética em Edifícios” do Plano de Recuperação e Resiliência.
No âmbito deste Investimento, a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social viu ser aprovada uma candidatura apresentada ao Aviso 01/C13-i02/2021, promovido pelo Fundo Ambiental, que diz respeito ao Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central, permitindo aplicar 2.913.677,27€, acrescidos de IVA, em medidas de melhoria da eficiência energética nas suas instalações da Praça de Londres em Lisboa.
A Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS)
A Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS) é um serviço público central, integrado na administração direta do Estado, com sede no edifício da Praça de Londres, n.º 2 (Figura 1), sendo as respetivas instalações propriedade do Estado Português.
Mário Santos, Isaías Rosário, Eduardo Neves, Amadeu Borges
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 55. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “renováveis e a melhoria da eficiência energética” da edição 45 da renováveis magazine;
- Dossier “eficiência energética” da edição 40 da renováveis magazine;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Eletroluminescência: uma técnica eficaz para detetar danos em módulos fotovoltaicos
-
Evolução de cotações na área da biomassa de origem florestal
-
Antecipar o futuro: células solares flexíveis e de grande superfície utilizando perovskitas de haleto
-
Biomassa não valorizada como recurso energético na Galiza e norte de Portugal