Ministro da Economia Tarek Al-Wazir inaugura novo centro de testes SMA

Ministro Tarek Al-Wazir inaugura novo centro de testes SMA

O pavilhão de testes de compatibilidade eletromagnética (CEM) permite a realização de testes abrangentes em inversores e sistemas com elevadas potências elétricas de até 5 MW.

O Ministro da Economia do Hesse, na Alemanha, Tarek Al-Wazir inaugurou o novo centro de testes CEM da SMA em conjunto com o porta-voz do Conselho de Administração da SMA, Jürgen Reinert. O pavilhão de testes de compatibilidade eletromagnética (CEM) permite a realização de testes abrangentes em inversores e sistemas com elevadas potências elétricas de até 5 MW. A SMA investiu cerca de 6 milhões de euros na construção do moderno centro de testes, confirmando assim claramente o objetivo de se manter na Alemanha.

A energia fotovoltaica está a tornar-se num dos mais importantes pilares do fornecimento energético à escala mundial. Neste contexto, os requisitos de segurança e capacidade de integração colocados aos inversores fotovoltaicos serão cada vez mais exigentes“, explica o porta-voz do Conselho de Administração da SMA, Jürgen Reinert. “No nosso novo centro de testes, provavelmente ímpar em todo o mundo, podemos testar com rapidez e fiabilidade a compatibilidade eletromagnética de sistemas também muito grandes. Desta forma, asseguramos que as nossas futuras soluções para centrais fotovoltaicas cumprem os requisitos de segurança dos mercados internacionais. Enquanto empresa promotora da transição energética, investimos no futuro, para que a SMA aproveite o potencial do mercado fotovoltaico global em contínuo crescimento.”

A SMA já promove inovações e tecnologia para a transição energética há 40 anos“, referiu o Ministro da Economia do Hesse, Tarek Al-Wazir (Verdes), na sua visita ao novo centro de testes da SMA para grandes inversores fotovoltaicos e com bateria, em Kassel. Segundo o ministro, o novo pavilhão CEM sublinha os elevados padrões de desempenho e qualidade que a SMA coloca a si mesma e aos seus produtos. “A SMA mostra que a transição energética não só faz sentido em termos ecológicos, como também é um modelo de negócios promissor.”

O moderno pavilhão de testes CEM da SMA engloba cerca de 740 metros quadrados de área de laboratório. Aparelhos com um peso de até 30 toneladas e calor residual de até 200 kW poderão futuramente ser testados neste centro. Serão possíveis medições da emissão e imunidade eletromagnética com uma distância de até 10 metros. No pavilhão de testes deverão ser testados, entre outros, as futuras gerações do inversor central Sunny Central UP introduzido agora no mercado. Além disso, está prevista a disponibilização do pavilhão de testes a empresas externas, nomeadamente dos setores da eletromobilidade, energia eólica e aplicações ferroviárias para que possam efetuar medições.

Os testes de compatibilidade eletromagnética asseguram que os componentes eletrónicos montados nos inversores e em outros aparelhos não causam interferências que possam influenciar outras aplicações. Simultaneamente, os testes CEM garantem que ondas eletromagnéticas exteriores não podem exercer uma influência perturbadora no aparelho.

SMA Ibérica Tecnología Solar
Tel.: +34 935 635 039
info@sma-iberica.com · www.sma-portugal.com

Translate »