renováveis magazine

missão do CBE a Moçambique

Missão do CBE a Moçambique

Em 2022, o Centro da Biomassa para a Energia (CBE) iniciou uma cooperação com Países Africanos de Lín¬gua Oficial Portuguesa (PALOP), através da colaboração num projeto de desenvolvimento financiado pelo Fundo Ambiental relativa a um protótipo à escala industrial de valorização de biomassa agrícola/agroindustrial em São Tomé e Príncipe.

Ainda em 2022, o CBE foi em missão exploratória a Moçambique, juntamente com uma equipa da DGEG. Já em 2023 aprofundamos contactos com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique, onde esta­mos a colaborar em novos projetos de biomassa, incluindo a formação e capacitação técnica.

A convite da Casa de Moçambique, na figura do seu Pre­sidente, Enoque João, o CBE integrou uma comitiva com empresas nacionais numa nova missão a Moçambique para fortalecer parcerias, compreendendo vários objetivos:

  • Participação no Evento “1.º Fórum Social Tecnológico de Desenvolvimento, Inovação e Parcerias”, no Parque Tecnológico de Maluana, Província de Maputo;
  • Avaliação da possibilidade de abrir uma delegação do CBE, a convite do Governo moçambicano, no Parque Tecnológico de Maluana;
  • Reuniões com entidades e agentes do setor energé­tico, florestal e financeiro de Moçambique, para identifi­car potenciais projetos e oportunidades de cooperação;
  • Estabelecer contacto e parcerias com ONG de caráter social para projetos de sustentabilidade social e ambiental.

A participação no 1.º Fórum Social e Tecnológico de Desen­volvimento decorreu entre os dias 5 e 13 de maio de 2024, onde foram abordados diversos temas em torno da biomassa, tendo o CBE realizado 3 apresentações, designadamente:

1. Projetos de cooperação com os PALOP na área da Energia – São Tomé e Príncipe”, pela Teresa Almeida e Sónia Figo, gestoras de projetos da Unidade de Biomassa do CBE;

2. Transição Energética e Sustentabilidade: Impacto na atração de investimento e no desenvolvimento económico e social”, por João Bernardo, Presidente do Concelho de Administração do CBE;

3. Centrais de biomassa como veículo de valorização do território”, por Carlos Alegria, vogal do Concelho de Administração do CBE.

O objetivo do evento, relacionado com a promoção do conhecimento e a formação de parcerias sobre a dimen­são da tecnologia de desenvolvimento social e económico, na criação de estabilidade e sustentabilidade para a econo­mia moçambicana, foi alcançado, tendo participado tam­bém representantes do Brasil, Espanha, Cabo Verde, África do Sul, Senegal, entre outros.

Deste encontro resultaram importantes contactos para o CBE dos quais se destacam o Governador da Província de Maputo, Manuel Tule, os representantes dos Municípios de Manhiça, Lichungo, Qulimane e Ribauè, que manifestaram interesse em trabalhar com o CBE no tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos e resíduos florestais dos seus municípios. Profícua foi também a reunião durante o evento com o Secretário Permanente do Ministério do Recursos Minerais e Energia (MIREME), António Manda, sobre o processo de transição energética em Moçambique e na importância das parcerias com Portugal neste domínio.

Durante esta deslocação, houve ainda oportunidade de estabelecer contactos institucionais para perceber quais as
oportunidades de cooperação para o CBE, nomeadamente, com o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Metty Gondola, com o Diretor Coordenador do Millenium Banco de Investimento de Moçambique, Aly Faruque Aly e com responsáveis do Fundo para o Fomento da Habitação.

Os dias que não foram preenchidos com o evento em Maluana serviram para agendar e reunir com entidades moçambicanas e internacionais, entre as quais, o Banco de Desenvolvimento Africano, o FUNAE (Fundo de Energia), a EDM (Eletricidade de Moçambique) e com Francisco Nobre da Portucel Moçambique S.A., pertencente ao grupo empresarial da nossa associada Navigator.

No último dia de trabalho, a delegação do CBE deslocou-se a Catembe, a Sul de Maputo para visitar uma ONG com um trabalho muito interessante no empoderamento de raparigas e jovens mulheres, a Tenderness and Love, onde fomos excecionalmente bem recebidos.

A possibilidade de abrir uma delegação do CBE em Moçambique foi analisada, marcando um passo importante na internacionalização das atividades do CBE. Esta expansão visa promover novos projetos de cooperação, focados na transição energética sustentável, gestão de recursos florestais e valorização de matérias-primas agrícolas.

A missão a Moçambique reforçou o compromisso do CBE com a sustentabilidade e o desenvolvimento de parcerias estratégicas nos PALOP. A cooperação com Moçambique e outros países africanos reflete a urgência de reduzir a dependência energética e assegurar uma transição justa e democrática para um novo modelo energético, beneficiando comunidades locais e promovendo o desenvolvimento económico e social sustentável.

CBE – Centro da Biomassa para a Energia
Tel.: +351 239 532 436
geral@centrodabiomassa.pt · www.centrodabiomassa.pt

Outros artigos relacionados