renováveis magazine

Moçambique acolherá o 5.º Seminário de Energia e Clima da CPLP

Moçambique acolherá o 5.º Seminário de Energia e Clima da CPLP

O 5.º Seminário de Energia e Clima da CPLP terá lugar no dia 20 de Outubro de 2025, em Maputo, Moçambique. O evento, que marca uma nova etapa da cooperação lusófona na área da energia e clima, centrar-se-á no Planeamento Energético e Financiamento – o primeiro eixo definido como prioritário no Roteiro de Cooperação de Energia e Clima 2030 da CPLP, aprovado durante o 4.º Seminário da série, realizado em março de 2025, em São Tomé e Príncipe.

Maputo tornar-se-á um ponto de encontro estratégico para líderes, decisores políticos, especialistas e investidores que estão a moldar o futuro da energia sustentável nos países lusófonos. O objetivo é promover a cooperação entre os países da CPLP na transição energética, reforçar capacidades técnicas em planeamento energético para atrair financiamento, implementar os compromissos dos planos estratégicos da CPLP no setor da energia e preparar uma atuação conjunta na COP30, fortalecendo a presença dos países lusófonos nas negociações internacionais sobre energia e clima. O foco na temática do planeamento energético e financiamento no 5.º Seminário de Energia e Clima da CPLP visa reforçar a capacidade institucional e técnica dos países-membros, promovendo o uso de ferramentas estratégicas para apoiar a transição energética e a mobilização de financiamento. Este eixo envolve ainda a partilha de boas práticas na adaptação a eventos climáticos extremos e a promoção de um diálogo técnico multilateral e uma cooperação em rede.

O seminário integra a Série de Seminários de Energia e Clima da CPLP promovida pelo Governo de São Tomé e Príncipe no âmbito da sua Presidência da CPLP, e é organizado em colaboração com a Comissão Temática de Energia e Clima dos Observadores Consultivos da CPLP, coordenada pela ALER e pela RELOP (Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa). Esta iniciativa conta com o apoio institucional de diversos ministérios moçambicanos – Recursos Minerais e Energia; Agricultura, Ambiente e Pescas; e Planificação e Desenvolvimento –, da CPLP e dos ministérios responsáveis pela tutela da Energia nos Estados-Membros. O evento é também apoiado pela Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e pelo programa GET.transform, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Alemã.

ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis
Tel.: +351 211 379 288
geral@aler-renovaveis.org · www.aler-renovaveis.org