renováveis magazine

Entrevista da Net Zero Tech a Jordi Aycart da Nestlé Espanha

Net Zero Tech [Nestlé]: “Queremos que, para 2030, 50% dos nossos ingredientes venham da agricultura regenerativa”

Em entrevista, a propósito da Net Zero Tech, Jordi Aycart, responsável pela Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Nestlé Espanha, destaca os projetos da empresa para alcançar a descarbonização: desde a agricultura regenerativa à inovação no transporte.

A feira Net Zero Tech realizou uma série de entrevistas com o objetivo de destacar o compromisso das empresas do setor industrial com a descarbonização. Um dos convidados foi Jordi Aycart, responsável pela Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Nestlé Espanha, que partilhou a visão e os esforços da empresa nesta área.

Durante a entrevista, Aycart descreveu a estratégia da Nestlé em 4 eixos principais. Em primeiro lugar, destacou o compromisso da empresa com a descarbonização total das suas atividades, apostando na gestão responsável das alterações climáticas. Da mesma forma, destacou a importância da gestão das embalagens, da gestão responsável da água e da promoção da biodiversidade como pilares fundamentais da agenda sustentável da empresa.

A Nestlé está empenhada em alcançar a neutralidade climática até 2050, ou seja, pretendemos atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até essa datas. Para garantir que, até 2050, cumprimos o objetivo, temos um acompanhamento progressivo onde propusemos uma redução de 20% em 2025 e uma redução de 50% em 2030, para podermos chegar a 100% até 2050”, afirma Aycart.

Estes objetivos estão alinhados com o protocolo SBTi (Science Based Targets Initiative), que procura limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, em conformidade com o acordo de Paris.

Quanto a ações concretas, Aycart detalhou vários projetos em andamento. Destacou a adoção da agricultura regenerativa como chave para a descarbonização, com investimentos significativos em explorações leiteiras: A Nestlé já investiu mais de 1 milhão de euros desde 2021, em 60 das cerca de 200 explorações que fornecem leite à Nestlé. Com isto, queremos reduzir as emissões e melhorar o bem-estar animal com a instalação de humidificadores e ventiladores nas explorações de forma a aumentar a fertilidade e o bem-estar animal, traduzindo-se assim na qualidade do leite, explica Aycart.

Por outro lado, o responsável destacou o investimento na instalação de parques solares fotovoltaicos e caldeiras de biomassa em instalações de produção, com as quais a Nestlé está a implementar medidas inovadoras em todas as fases da sua cadeia de valor.

Para atingir os objetivos de descarbonização, estamos a trabalhar em toda a cadeia de valor, desde a obtenção da matéria-prima até à sua transformação e chegada do produto ao cliente. No caso das matérias-primas, estamos a promover uma agricultura regenerativa que visa restaurar e melhorar os solos agrícolas, para que sejam benéficos para o ambiente e para os agricultores. Com isto queremos garantir que 20% dos nossos principais ingredientes provêm deste tipo de agricultura entre 2020 e 2025, para chegar a 50% em 2030”, sublinhou Aycart.

Além disso, destacou os esforços da empresa na descarbonização do transporte, com a implementação de biocombustíveis avançados e veículos elétricos na frota da Nestlé. Estas iniciativas visam não só reduzir as emissões, mas também promover a eficiência energética em todas as áreas de atuação da empresa.

Para além da cadeia de valor, na área da distribuição, o objetivo que estamos a trabalhar agora é a descarbonização das rotas de transporte tanto das matérias-primas de embalagem, como dos produtos acabados que entregamos aos nossos clientes e consumidores. Neste momento, estamos a trabalhar num piloto para substituir o gasóleo por biocombustível avançado produzido a partir de resíduos vegetais já utilizados, bem como por um camião elétrico. Com isso queremos descarbonizar toda a frota de automóveis, de forma que no primeiro semestre de 2024 100% sejam de baixas emissões”, afirma Aycart.

Por último, o responsável pela Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Nestlé Espanha enfatizou a importância de eventos como a feira Net Zero Tech para partilhar conhecimentos e práticas melhores em sustentabilidade. Para a Nestlé, a colaboração e a aprendizagem mútua são essenciais para impulsionar a inovação e acelerar a transição para um futuro mais sustentável.

Jordi Aycart destaca ainda o firme compromisso da Nestlé Espanha com a descarbonização e o seu papel ativo na promoção de práticas sustentáveis ​​na indústria alimentar. As suas iniciativas refletem uma abordagem abrangente à sustentabilidade, abordando aspetos fundamentais, como as alterações climáticas, a gestão de recursos e a inovação tecnológica.

Compromissos da Nestlé com a Terra

Net Zero Tech Fair
Tel.: +34 916 308 591 / +34 671 556 329
info@netzero-tech.com · https://netzero-tech.com/    

Translate »