renováveis magazine

nova geração de líderes na FELPT

Nova geração de líderes na FELPT

O World Energy Council celebrou o seu centenário no 26.° World Energy Congress, que decorreu entre 22 e 25 de abril em Roterdão, nos Países Baixos.

A Associação Portuguesa da Energia (APE), comité nacio­nal do World Energy Council, esteve presente com uma comi­tiva numerosa, da qual fez parte o Presidente da APE, João Torres, o Secretário Executivo, Bento Morais Sarmento, os membros da direção dos Future Energy Leaders Portugal (FELPT) e os membros portugueses que integram os Glo­bal Future Energy Leaders (Global FEL).

O Congresso – “Redesigning Energy for People and Planet” – pretendeu fomentar a colaboração e a compreen­são aprofundada do papel dos sistemas energéticos, cada vez mais diversos tecnologicamente, num con­texto em que as preocupações com os danos das alterações climáticas na humanidade e no planeta são cada vez maiores.

Como referiu a Secretária-Geral do World Energy Coun­cil, Angela Wilkson, na sessão de abertura do Congresso, a transição energética é plural – “Energy Transitions. Para tal é essencial envolver mais a sociedade e as comu­nidades, identificar boas práticas na implementação inclu­siva da transição energética, apoiando o avanço das diversas regiões para liderarem e aprenderem umas com as outras possibilitando uma transição limpa e justa.

O Futuro na Sala

O 26.º World Energy Congress destacou-se como o mais intergeracional na história do Council. Com a participação de mais de 140 Global FEL, a presença proeminente de jovens na discussão foi evidente ao longo do Congresso, trazendo consigo a pluralidade, a inovação e a ambição características dos mais jovens.

A presença dos líderes do futuro destacou-se especialmente nas sessões de discussão, com uma participação muito ativa da comitiva portuguesa ao longo dos quatro dias do congresso. Um dos principais focos de discussão foi Diversidade, Equidade e Inclusão, com temas como “Ativando a diversidade: Mulheres na Energia 360″ (Ana Gomes), “Transições de competências: Empregos (i)gualitários” (Filipe Mota da Silva) e “Co-criando o futuro: Liderança da próxima geração” (João Graça Gomes). Além disso, também a neutralidade tecnológica foi discutida nas sessões “Abastecendo o futuro: A revolução das moléculas e dos combustíveis limpos” (Nevin Alija) e “Transições transparentes: Monitorizando o desempenho ao longo de caminhos diversificados” (Ana Luís de Sousa).

As celebrações do Centenário do World Energy Council tiveram como um dos pontos altos a cerimónia de entrega de prémios, com o objetivo de reconhecer algumas das personalidades que contribuíram para sustentar a missão e demonstrar a liderança que inspirará os próximos 100 anos do setor energético. O Prémio Mundial de Liderança Energética, atribuído postumamente como homenagem a Daniel Dunlop, fundador do Council, foi recebido simbolicamente por dois Global FEL, sendo uma delas Ana Gomes.

Como cofundadora do Mulheres na Energia e membro do conselho dos FELPT, Ana reconheceu a responsabilidade com a comunidade mundial de energia em enfrentar os desafios do presente e do futuro, especialmente em tempos que a humanidade tem sido submetida a difíceis testes.

Uma nova Direção nos Future Energy Leaders Portugal

O World Energy Congress marcou também um momento de viragem para os FELPT. Após os três primeiros anos do programa Future Energy Leaders Portugal, inicia-se um novo ciclo na Direção do programa, promovendo a sua liderança no setor e o seu impacto na sociedade, mantendo o foco na qualidade e nos valores deste Programa da APE.

O programa FELPT contará, assim com uma nova composição da Board para o triénio 2024-2026. A direção e estratégia do programa será agora liderada por Bruno Henrique Santos (Presidente) e Ana Rita Gomes (Secretária-Geral), dando continuidade à Direção anterior. Novos membros integram áreas estratégicas – Catarina Santos (Parceiras e Colaboração), Flávia Lima (Eventos), Inês Reis Gaspar (Comunicação), Rodrigo Guimarães (Disseminação), Tiago Vicente (Envolvimento da comunidade), e Vasco Zeferina (Conhecimento e Investigação).

Os membros da Board cessante desenvolveram um trabalho notável ao longo destes 3 anos, que permitiu construir o valor e reconhecimento atual dos FELPT e que, certamente, perdurará no tempo e na nossa comunidade. Votos do maior sucesso profissional a Pedro Ferreira, Ana Luís de Sousa, João Graça Gomes, Mariana Figueiredo, Pedro Frade, Henrique Pombeiro e Bruno Lamas que cessaram funções.

Assinalamos um especial agradecimento aos fundadores do programa FELPT, Pedro Ferreira e Ana Luís de Sousa, que o desenvolveram, consolidaram e que deixam agora este importante legado para as futuras gerações.

FELPT – Future Energy Leaders Portugal
Tel.: +351 912 544 618
felpt@apenergia.pt  · www.apenergia.pt

Outros artigos relacionados