Novo cabo Exzhellent Class Solar

Prysmian Group: novo cabo Exzhellent Class Solar para instalações fotovoltaicas com EN 50618

O Exzhellent Class Solar é fruto do conhecimento e experiência acumulados no grupo Prysmian e vai ao encontro com a norma europeia (EN 50618) e internacional (IEC 62930).

A norma europeia HD 60364-7-712 sobre sistemas de alimentação solar fotovoltaica (FV) determina que os cabos destinados a serem utilizados no lado de corrente contínua devem ser concebidos segundo o disposto na norma EN 50618. Exzhellent Class Solar é a nova solução de instalação da Prysmian que, além disso, também cumpre o disposto na primeira norma internacional para cabos fotovoltaicos, a IEC 62930 (2017).

O auge das instalações fotovoltaicas levou inicialmente à instalação de cabos convencionais, não concebidos para uma vida útil prolongada nas condições de uma instalação de intempérie com alta exposição à ação atmosférica ou de substâncias químicas em ambientes industriais. Pouco depois apareceram cabos com um desenho específico e certificados por organismos externos. Com o passar do tempo, podemos falar atualmente de um cabo que é fruto do conhecimento e experiência acumulados no grupo Prysmian e que, além disso, vai ao encontro do disposto na recente definida norma europeia (EN 50618) e internacional (IEC 62930), o novo Exzhellent Class Solar.

Para responder às exigências das instalações fotovoltaicas tanto a nível de variedade como de exposição ambiental (estáticas, móveis, domésticas, industriais, para fornecimento à rede, entre outros), o cabo Exzhellent Class Solar supera com sucesso um vasto leque de ensaios elétricos, mecânicos, químicos, de reação ao fogo e ambientais.

As principais caraterísticas do Exzhellent Class Solar são a norma de desenho (EN 50618 e IEC 62930), tensão atribuída de 1/1 kVac e 1,5/1,5 kVdc, tensão máxima de serviço de 1,2/1,2 kVac e 1,8/1,8 kVdc, vida estimada de 25 anos, a certificação Bureau Veritas LCIE, sendo adequado para sistemas de isolamento duplo (Classe II), tem uma temperatura máxima no condutor de 90ºC (120ºC durante 20 000 h), não propagador da chama (Classe Eca), sem halogéneos, baixa emissão de fumos, resistência ao ozono e a ácidos e bases, resistência à dobragem a baixa temperatura e ao impacto a frio, resistência ao calor húmido e à retração da bainha, resistência à penetração dinâmica e durabilidade da marcação.

Prysmian Group
Tel.: +34 932 201 492
atencion.clientes@prysmiangroup.com · www.prysmiangroup.com

Translate »